Algarve assume presidência da Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia

O II Conselho Geral da Eurorregião EUROAAA – Alentejo, Algarve, Andaluzia, que se centrou principalmente na transferência da presidência, da […]

O II Conselho Geral da Eurorregião EUROAAA – Alentejo, Algarve, Andaluzia, que se centrou principalmente na transferência da presidência, da Junta de Andaluzia para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, decorreu em Sevilha. A CCDRA permanecerá no cargo até 2014.

Este Conselho Geral aprovou também o Plano de Ações para a Cooperação Transfronteiriça da EUROAAA – PACT A3.

O Conselho, presidido pela Consejera de Presidencia e Igualdad do Governo Autonómico da Andaluzia, Susana Pacheco Díaz, teve como participantes de cada uma das restantes regiões o presidente da CCDR Algarve David Santos, e Roberto Grilo, vice-presidente da CCDR Alentejo com o pelouro da cooperação.

Reuniram-se ainda no evento os coordenadores da Eurorregião e os membros do Secretariado.

Para além da transferência da presidência, o Conselho foi um momento para a análise do muito trabalho desenvolvido nos últimos anos sob a presidência da Andaluzia por todos os seus mentores e a apresentação do plano de atividades da nova direção, a CCDR Algarve.

O destaque deste plano vai para o aprofundamento político e técnico da questão da navegabilidade do Guadiana, a edição de documentação de apoio e divulgação estatística e técnica inerente ao trabalho da Eurorregião, sua divulgação e o reforço da sua ação, designadamente mediante a realização de um guia de apoio ao investidor.

O PACT-A3, que em breve será disponibilizado para consulta pública, já que constitui um elemento chave na estratégia da Eurorregião para o aproveitamento dos fundos comunitários da Coesão Territorial para a Cooperação Transfronteiriça a disponibilizar pela Comissão Europeia para o próximo período 2014-2020, foi objeto de um breve apresentação das suas linhas gerais pelo seu coordenador, Juan Requejo Liberal.

 

Comentários

pub