Albufeira oficializou o gabinete de empreendedorismo AGE

O AGE  – Gabinete de Empreendedorismo da Câmara de Albufeira foi formalmente apresentado na passada semana, numa sessão que decorreu […]

O AGE  – Gabinete de Empreendedorismo da Câmara de Albufeira foi formalmente apresentado na passada semana, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia serviu para oficializar um serviço que a autarquia já prestava informalmente desde o início do ano, na dependência da Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico da Autarquia.

Este gabinete passa agora a ter a sua própria identidade, reforçada por uma imagem e um logótipo criados no âmbito de um concurso de ideias lançado pela Câmara de Albufeira. A jovem designer vencedora do concurso Ana Rico também participou na sessão, onde recebeu um cheque FNAC, no valor de 100 euros.

O AGE tem por objetivo promover o desenvolvimento económico do concelho e do seu tecido empresarial através da competitividade, empreendedorismo, inovação, apoio ao investidor e empregabilidade. Para alcançar os referidos objetivos, o Gabinete atua ao nível de três vertentes que considera prioritárias: Informação, Acompanhamento e Captação de Investimentos.

«Das várias competências destacamos: a recolha e sistematização de informação estatística com interesse para o desenvolvimento de projetos de investimento e estudos de mercado, apoio no âmbito dos  sistemas de incentivo ao investimento  (a nível nacional e comunitário), informação sobre  áreas de acolhimento empresarial ou zonas de expansão dos usos comercial, industrial e  serviços, acompanhamento de ideias e pretensões de negócio, promoção de um programa de desenvolvimento estratégico que identifique as áreas de maior potencial do concelho e criação de um sistema de incentivos locais com vista à atração e fixação de empresas», disse a Cãmara de Albufeira, num comunicado.

Segundo revelou na cerimónia o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Albufeira Paulo Dias, responsável pela coordenação deste projeto, o AGE «teve a sua génese há cerca de um ano e meio, primeiro com a prospeção e aproximação às entidades que trabalham na área do empreendedorismo e que nos podiam ajudar a tornar os projetos viáveis».

«Atualmente estamos num mundo cada vez mais global e com enorme competitividade e os países, as regiões e, em última análise, as empresas que não apostarem na inovação e no empreendedorismo irão ficar para trás. Sendo Albufeira líder no Turismo, área em que a competitividade é cada vez maior, é muito importante a criação deste Gabinete que irá sistematizar e clarificar a informação dispersa, articulando com os vários serviços e entidades parceiras de forma a viabilizar os projetos dos cidadãos e das empresas que muitas vezes andam perdidos sem saber a quem recorrer», considerou, por seu lado, Desidério Silva.

Comentários

pub