Vila do Bispo recebeu 6º Encontro da Rede Nacional de Grupos de Ação Costeira

O primeiro dia do 6.º Encontro da Rede Nacional de Grupos de Ação Costeira (RNGAC) decorreu, ontem dia 25 de […]

O primeiro dia do 6.º Encontro da Rede Nacional de Grupos de Ação Costeira (RNGAC) decorreu, ontem dia 25 de setembro, no município de Vila do Bispo.

Do programa constou a receção no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma visita às instalações da Lota de Sagres, onde elementos que compõem os sete grupos de Acão Costeira e o presidente da Câmara Adelino Soares, foram recebidos pela diretora da Delegação das Lotas do Sul Helena Cardoso.

Seguiu-se uma reunião, no Auditório da Fortaleza de Sagres, que teve como objetivo debater vários pontos entre os quais se destacam o “Reforço da Dotação Afeta ao Funcionamento dos GAC para o período de 2013-2015”, “Relatório de Execução Anual” e ”Alterações realizadas às Portarias enquadradoras do Eixo 4 – PROMAR”. “Pesca – Turismo: Ponto da Situação”, “Realização de formação em Contratação Pública”, e “Implementação do Eixo 4 no Futuro” foram outros dos temas abordados no decorrer desta reunião de trabalho dos Grupos de Ação Costeira.

É o Grupo de Ação Costeira do Barlavento do Algarve que analisa e aprova as candidaturas apresentadas pelo município de Vila do Bispo ao Eixo 4 – PROMAR, como foi a candidatura da implementação de um Cais no Porto da Baleeira em Sagres e da Unidade Móvel de Saúde.

Atualmente a Câmara Municipal prepara-se para apresentar novas candidaturas àquele programa, que posteriormente serão apreciadas pelo Grupo.

A organização do evento esteve a cargo da Agência de Desenvolvimento do Barlavento, parceiro gestor do Grupo de Ação Costeira do Barlavento do Algarve, que neste momento detém a presidência da Rede Nacional de Grupos de Acão Costeira, a qual engloba os sete GAC existentes no país.

A RNGAC foi criada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas zonas de pesca portuguesas através da promoção da cooperação inter-regional entre Grupos de Acão Costeira.

O evento termina hoje em Portimão.

Comentários

pub