Vem aí mais uma Beta Talk para estimular o espírito empreendedor em Portimão

Depois do sucesso que foi o encontro realizado em agosto último, com cerca de uma centena de participantes, o Café […]

Depois do sucesso que foi o encontro realizado em agosto último, com cerca de uma centena de participantes, o Café Concerto do Tempo – Teatro Municipal de Portimão recebe no dia 17 de setembro, a partir das 19h00, mais uma Beta Talk inspiradora da partilha de ideias e do “networking”.

Em termos de novidade, a edição de setembro vai inaugurar os Beta-Pitch Corner entre as duas talks (conversas), e antes do wine-break, para os participantes poderem apresentar as suas ideias e – quem sabe – encontrar clientes, parceiros ou investidores.

Neste mês, a iniciativa realiza-se excecionalmente a 17, uma vez que a data habitual (dia 16 de cada mês) coincide com um domingo.

São convidados para esta sessão Bruno Carlos e Delfim Martins, que falarão sobre os desafios que superaram, as oportunidades que detetaram, o que aprenderam e que conselhos têm a dar a futuros empreendedores.

Bruno Carlos iniciou estudos de engenharia de sistemas e computação, mas cedo optou pela criação de vários negócios na área das novas tecnologias, sendo proprietário da “Flesk Telecom” (Dominios.pt), a maior entidade nacional de registo de domínios.

Em 2011, este algarvio construiu o maior datacenter da região e continua a apostar na vanguarda e inovação de serviços, sendo também fundador da APREGI – Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Registos de Domínios e Alojamento de sites, servidores ou aplicações.

Delfim Martins é filho de portimonenses e arquiteto de formação, com 16 anos de experiência profissional, tendo sido recentemente confrontado com uma situação de desemprego face à atual conjuntura da construção nacional e decidiu apostar num modelo de negócio radicalmente diferente de tudo o que tinha feito até então.

No início de 2012, tomou contacto com o conceito Bike my Side – side car tours, que dava os primeiros passos em Lisboa, e viu nesta ideia uma oportunidade de trazer para o Algarve algo inovador e ao mesmo tempo uma saída profissional, estando neste momento a lançar a “Bike my Side” (www.bikemyside.com) no Algarve, um projeto de animação turística único no Barlavento.

 

Inscrição prévia e gratuita

A participação nas sessões é totalmente grátis, embora de inscrição obrigatória (http://beta-talk-setembro.eventbrite.com/), sendo o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar, uma vez que as boas ideias merecem um brinde.

Os vitivinicultores locais associaram-se desde já à iniciativa, assegurando a presença dos vinhos da Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina neste brinde, cujos produtores são exemplos de empreendedorismo local.

 

Cresce rede de apoios

A cada nova Beta Talk cresce a rede de apoios, no seguimento dos propósitos da criação de uma dinâmica em torno desta área do empreendedorismo, sendo disso exemplos a rádio universitária RUA FM, a APGICO- Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, a GAIM, associação sem fins lucrativos na área da investigação e marketing que reúne um conjunto de docentes de diversas universidades e áreas, bem como alunos dessas instituições e presta serviços  na área da consultoria, formação e estudos de mercado, e ainda o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

Para além destas novas parcerias, a Beta Talk de setembro tem o apoio local da ETIC- Algarve e a parceria de media do Sul Informação, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

 

Partilha de ideias e experiências

As Beta Talk representam um momento privilegiado de inspiração, partilha de ideias e experiências, e contam sempre com dois empreendedores convidados, à conversa com todos os presentes, acerca dos desafios que superaram, as oportunidades que detetaram, o que aprenderam e que conselhos têm a dar a futuros empreendedores.

Realizam-se em Portimão desde julho último, na sequência de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município e a Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação.

A Beta-i tem desenvolvido um importante trabalho em termos da criação e dinamização de uma cultura e rede de empreendedorismo e inovação, nomeadamente através da promoção de eventos como o TEDxEdges, que já teve lugar em Portimão, ou o Silicon Valley comes to Lisbon, bem como na aceleração de “start-ups” e facilidades de acesso a investimento, na forma de programas como o Startup Weekend, além da criação de espaços, serviços e produtos focados no empreendedor.

Comentários

pub