Turismo do Algarve distribui lembranças no Aeroporto de Faro

O Turismo do Algarve assinala o Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com a oferta de produtos […]

O Turismo do Algarve assinala o Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com a oferta de produtos regionais e de artigos com a marca «Algarve» no Aeroporto de Faro.

Os turistas que desembarcarem no aeroporto esta quinta-feira entre as 09h00 e as 19h00 serão recebidos com lembranças numa ação de boas-vindas a que se associa o Turismo de Portugal, através da escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e que abrange mais de 50 voos.

Este ano, o tema das comemorações oficiais escolhido pela Organização Mundial do Turismo é «Turismo e Energia Sustentável».

 

 

Mensagem do Presidente do Turismo do Algarve

«Numa altura em que Portugal atravessa uma das maiores secas das últimas décadas, não podia ser mais oportuno o acompanhamento atento das resoluções havidas no seio da Organização Mundial do Turismo no que refere à sustentabilidade e que levaram esta organização das Nações Unidas a dedicar o programa de celebrações do Dia Mundial do Turismo ao tema «Turismo e Energia Sustentável: Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável».

A água é um recurso natural indispensável à vida, à natureza, ao meio ambiente, à qualidade de vida das populações, ao desenvolvimento de inúmeros setores da Economia, dos quais destacamos a Agricultura, mas também com elevada expressão no Turismo.

Para além das questão básica da necessidade de reservas de água suficientes para abastecer as populações locais, o Algarve, necessita de reservas de água adicionais para que o turismo seja sustentável na medida em que para além dos residentes, o destino recebe turistas e visitantes que consomem milhares de metros cúbicos de água durante as sua estada na região.

Por sua vez, os empreendimentos turísticos e os municípios têm necessidade de manter jardins e espaços verdes em ótimo estado de conservação, pois trata-se não só de uma questão paisagística mas também de uma imagem de marca do Algarve. Os campos de golfe necessitam também desse bem essencial para manter os seus greens e fairways com o aspeto que lhe confere títulos de excelência a nível internacional, assim como os parques e reservas naturais necessitam de cuidados acrescidos em tempo de seca, por forma a garantir a manutenção da biodiversidade que os torna um cartão de visita a que ninguém fica indiferente.

Ainda recentemente veio a público, através da comunicação social, o caso da Lagoa dos Salgados, considerada um dos santuários naturais do Algarve, que entre outras ameaças sofre também as consequências da seca.

Apesar deste ser um tema recorrente, o Algarve tem dado passos largos em termos da correta gestão dos recursos hídricos. A certificação de grande parte dos campos de golfe é prova da preocupação com o ambiente e com a gestão dos recursos naturais. O mesmo se passa ao nível da hotelaria e com outros produtos e serviços turísticos que partilham a mesma preocupação com as questões da preservação do ambiente e da utilização sustentável dos recursos naturais.

O tema da sustentabilidade, é pois transversal a toda a actividade económica e social na região. Mas esta consciência global passa também por cada um de nós podermos contribuir para o bem comum com pequenos gestos que representam tanto. Pense nisto: «um copo de água por pessoa, podia encher uma lagoa»…

Votos de um bom «Dia Mundial do Turismo» 2012.

 

António Pina

Presidente do Turismo do Algarve»

Comentários

pub