Tradições de Cacela Velha em foco em mais um passeio do ciclo «Passos Contados»

As tradições de pesca e mariscagem da Ria Formosa vão estar em destaque num passeio pedestre que a Câmara de […]

As tradições de pesca e mariscagem da Ria Formosa vão estar em destaque num passeio pedestre que a Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) vai promover na localidade de Cacela Velha, no sábado, a partir das 9h30. Esta será mais uma edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem «Passos Contados» e contará com a presença de pescadores e mariscadores locais.

As inscrições são limitadas e custam 3 euros por pessoa. Os interessados devem inscrever-se no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga Escola Primária de Santa Rita, cujo telefone é 281 952600 e email [email protected].

«Mariscadores e populações locais têm-se dedicado, ao longo de muitos séculos, à apanha de conquilhas, amêijoas, berbigão, lingueirão, cascabulhos (ostras) e búzios. Durante a maré vaza, continuamos a vê-los com água pela cintura puxando um arrasto na frente mar, no caso das conquilhas, com uma pá de mariscar cavando na lama da ria para apanhar amêijoa, ou com uma adriça para apanhar o lingueirão», descreveu, numa nota de imprensa, a Câmara de VRSA.

«Vestígios de tanques para salga de pescado e preparação de pastas de peixe do período romano e fragmentos de cerâmicas de cozinha islâmicas associados a cascas de conquilhas, ostras e amêijoas, atestam a antiguidade da exploração dos recursos do mar e da ria e a sua importância na dieta alimentar das gentes de Cacela», continuou.

A Ria Formosa tem servido de sustento aos que menos têm ao longo dos tempos e também em Cacela Velha foi determinante em diversos pontos da história. «Os cascabulhos, muito abundantes, apareciam agarrados às pedras ao longo da ria e, nos períodos de carestia vividos durante a primeira grande guerra, foram a base da alimentação do pessoal da serra que se deslocava ao litoral levando as albardas dos burros sempre cheias», lê-se na Nota de Imprensa.

Estas e outras histórias, que recordam episódios da vida desta aldeia piscatória, poderão ser ouvidos durante o passeio. No passeio, caminhar-se-á «até ao Lacém, junto à ria, conversando com mariscadores, conquilheiros, antigos pescadores e calafates», disse a autarquia vilarealense.

O ponto de encontro para o passeio é na cisterna de Cacelha Velha  e a organização recomenda aos que aderirem que levem «merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar».

Comentários

pub