Tom Sykes e Eugene Laverty dividem vitórias nas Superbike em Portimão

O amanhecer em Portimão fez os pilotos do Campeonato do Mundo de Superbike e Supersport caírem na dura realidade de […]

O amanhecer em Portimão fez os pilotos do Campeonato do Mundo de Superbike e Supersport caírem na dura realidade de terem de enfrentar as corridas à chuva.

Mas felizmente não foram todas e apenas a primeira manga das Superbikes foi feita em condições bastante atípicas, com Tom Sykes (Kawasaki) a sair vencedor, numa prova que viria a ser interrompida estavam decorridas apenas seis voltas, para ser retomada mais tarde.

A segunda manga, já debaixo de sol quente, viu o ex-piloto da casa Eugene Laverty cantar vitória pela primeira vez este ano e pela primeira vez com a Aprilia.

Na primeira manga, um acidente logo ao início colocou fora de competição vários pilotos, incluindo o italiano Marco Melandri (BMW), que abriu assim caminho a Max Biaggi (Aprilia), para cimentar a liderança na tabela classificativa.

Isso mesmo viria a acontecer, já que Melandri teve de ter assistência hospitalar e como tal viu-se igualmente impossibilitado de alinhar na segunda manga.

Na primeira manga, Sykes venceu, Carlos Checa (Ducati) foi segundo, S. Guintoli (Ducati) é terceiro e Biaggi quarto.

Na segunda ronda, foi o irlandês Eugene Laverty, bem conhecido do público algarvio por já ter corrido pela Parkalgar, a subir ao lugar mais alto do pódio, depois de uma luta interessante com Jonathan Rea (Honda), que viria a garantir o segundo lugar.

Max Biaggi, numa excelente operação ao nível dos pontos, conseguiu o terceiro lugar e mantém-se na liderança com 14,5 de pontos de vantagem para Sykes, quando falta apenas disputar mais uma ronda, dentro de duas semanas, em Magny-Cours, onde estão em discussão 50 pontos.

Nas Supersport, as condições da pista já tinham melhorado bastante face ao início do dia e o número de incidentes a assinalar foi em número reduzido.

Jules Cluzel (Honda) foi o vencedor da prova, mas foi Kenan Sofuoglu (Kawasaki) que, com o segundo lugar conquistado esta tarde, assegurou o seu terceiro título mundial de Supersport.

Fabien Foret (Kawasaki) fechou o derradeiro lugar do pódio. Miguel Praia foi protagonista de um incidente que o fez cair várias posições na tabela, o que não lhe permitiu fazer melhor que o 17º lugar.

Nas Superstock 1000 B., Staring (Kawasaki) foi o vencedor, enquanto o português Tiago Dias quedou-se pela 14ª posição.

Nas Superstock 600, o autor da ‘pole position’ M. VD Mark (Honda) foi igualmente o vencedor da corrida.

O Autódromo Internacional do Algarve finaliza assim o seu quinto evento das Superbikes depois de ter recebido nos três dias de prova 51.000 pessoas.

 

Mais informações em: www.sbk.autodromodoalgarve.com

 

Comentários

pub