Teatro de Marionetas do Porto traz Cinderela a Olhão

O Auditório Municipal de Olhão acolhe no sábado, 22 de setembro, às 16h00, o primeiro espetáculo infantil depois das férias. […]

O Auditório Municipal de Olhão acolhe no sábado, 22 de setembro, às 16h00, o primeiro espetáculo infantil depois das férias. Para maiores de 4 anos, a peça intitulada «Cinderela», personagem que povoa o imaginário de todos, é apresentada pelo Teatro de Marionetas do Porto.

Esta não é uma «Cinderela» tradicional, avisa a produção. Há uma reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm. Personagens saídos de outros contos de fadas caem do céu para dificultar a vida a Cinderela. Há uma Bruxa-Má que detesta histórias com final feliz e um Lobo-Mau disfarçado de GNR a patrulhar as estradas da floresta.

Os Sete Anões são chamados para salvar Cinderela de morte certa, na sua qualidade de especialistas em técnicas de salvamento de meninas envenenadas. A Fada-Madrinha é uma tia irascível e ajusta contas com a Bruxa-Má, num combate de wrestling. No final, Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm imensos filhinhos, para descanso de todos.

Com encenação, texto e cenografia de João Paulo Seara Cardoso e marionetas a partir de desenhos de João Vaz de Carvalho, este espetáculo para os mais novos conta com música de Paul Ferrer, figurinos de Pedro Ribeiro e coordenação de movimentos de Isabel Barros. As interpretações de ‘Cinderela’ estão a cargo de Edgard Fernandes, Sara Henriques e Shirley Resende.

O Teatro de Marionetas do Porto constituiu-se em 1988 e, numa primeira fase, centrou a sua atividade na criação de espetáculos que resultavam da pesquisa do património popular, destacando-se o estudo e reconstituição da velha tradição portuguesa do teatro dom Roberto. Os 36 espetáculos criados até hoje destinam-se tanto ao público adulto como infantil e já foram apresentados em todo o País e no estrangeiro.

Comentários

pub