Tavira lança livro sobre arquiteto do século XVIII nas Jornadas do Património

A Câmara Municipal de Tavira lança, no dia 28 de setembro, pelas 18h30, na Ermida de São Sebastião, o livro […]

A Câmara Municipal de Tavira lança, no dia 28 de setembro, pelas 18h30, na Ermida de São Sebastião, o livro «Diogo Tavares de Ataíde. Entalhador de Pedra (1711-1765)», no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Com esta edição, a autarquia diz querer «dar relevo aos principais aspetos da vida e obra do mais notável arquiteto algarvio do século XVIII, na sequência do tricentenário do seu nascimento».

Com texto assinado por Daniel Santana, historiador de arte e técnico do Museu Municipal de Tavira, e design gráfico a cargo de Cristina Palma, esta publicação sintetiza o panorama da arquitetura barroca no Algarve e apresenta o percurso biográfico e artístico de Diogo Tavares com base em precedentes investigações históricas e documentais.

 

Quem foi Diogo Tavares de Ataíde?

 

Farense, nascido em 1711, Diogo Tavares vê o seu talento reconhecido a partir de 1742, quando assume o projeto de remodelação da fachada da Igreja do Carmo, em Faro.

Morre, em 1765, deixando obras que o atestam como habilitado canteiro e projetista, conhecedor de aspetos característicos da arquitetura barroca, a qual procurou difundir, desafiando a arquitetura algarvia a aproximar-se das novas tendências que se praticavam no resto do país.

A mestria com que transpôs para a pedra as formas que, habitualmente, se encontravam na arte de talha valeram-lhe o epíteto de entalhador de pedra.

É, igualmente, reconhecida a sua faceta de restaurador de edifícios, tendo neste âmbito participado em várias obras nas cidades de Faro e Tavira.

Em Tavira recebeu o apreço de ilustres mecenas e encomendadores locais, realizando diversas intervenções das quais se destacam as reconstruções do Convento da Graça, do Palácio da Galeria, assim como das igrejas do Espírito Santo e São Pedro Gonçalves de Telmo.

Comentários

pub