Silves promove visitas guiadas à villa romana da Corte

Visitas guiadas à Villa Romana da Corte, em São Bartolomeu de Messines, nos dias 28 e 29 de Setembro, são […]

Visitas guiadas à Villa Romana da Corte, em São Bartolomeu de Messines, nos dias 28 e 29 de Setembro, são a principal novidade das comemorações das Jornadas Europeias da Cultura, em Silves.

As visitas decorrem sob o lema «Os Romanos aqui tão perto». A primeira está marcada para dia 28, às 10h00, e é dirigida à comunidade escolar e aos participantes do Desporto Sénior, salienta a autarquia, que acrescenta que o objetivo é «dar a conhecer aspetos particulares do património do concelho, aproveitando a presença da equipa responsável pelas escavações no local para promover o contacto direto com os processos envolvidos numa intervenção desta natureza».

A segunda visita decorrerá no dia 29 de setembro, também às 10h00, mas desta feita será aberta ao público em geral.

Também a 28 de Setembro, o Museu Municipal de Arqueologia irá proporcionar ao público em geral as habituais visitas acompanhadas ao Poço Cisterna, levando os visitantes a conhecer os aspetos de singularidade construtiva deste monumento, com cerca de 18m de profundidade, no contexto histórico e geográfico em que se insere.

Em simultâneo, decorrerá a projeção do documentário “Al-mu’tamid – o destino de um Príncipe”, revivendo aspetos biográficos daquele que foi um eminente cidadão de Silves no seu apogeu.

Este dia terminará com a ação “Sketching Patrimonium”, atividade de cariz criativo que pretende revelar várias perspetivas do património cultural do centro histórico da cidade, através da mobilização de estudantes de Artes da Escola Secundária de Silves que serão desafiados a produzir, in loco, “sketches” (esboços) de aspetos particulares, pormenores, vistas gerais ou de momentos da vida quotidiana do centro histórico.

Esta atividade decorre a partir das 14h00, é aberta ao público em geral e está sujeita a inscrição através do Sector de Património (282 444 100) e Sector de Museus (282 444 832 / 282 440 838) ou dos endereços de correio eletrónico [email protected], [email protected], [email protected] ou [email protected].

No dia 29 de setembro, e tendo em vista «a interação lúdica e o convívio entre famílias, onde se pretende fomentar o espirito de equipa e proporcionar o conhecimento do património arqueológico do concelho, numa perspetiva de continuidade da memória patrimonial», o Museu Municipal de Arqueologia dinamiza, entre as 10h00 e as 12h30, o peddy paper “Descobre o teu Museu” Poderão participar nesta atividade famílias com crianças entre os 7 e os 13 anos de idade.

Este dia culmina com a realização da palestra “O Património Cultural Imaterial”, pelo professor doutor Luís Marques.

A ação terá lugar no Museu Municipal de Arqueologia, entre as 15h00 e as 16h00, e apresenta-se como uma reflexão acerca da vertente imaterial do património cuja importância está, geralmente, ainda pouco consciencializada mas invariavelmente presente no quotidiano refletindo, mais que quaisquer outras, as identidades das comunidades.

As Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “O Futuro da Memória”, são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

A nível nacional este evento é coordenado pela Direção Geral do Património Cultural, que também define o tema anual, contando com a participação várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria.

Com o tema desta edição, “O Futuro da Memória”, pretende-se promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro.

Mais informações sobre as Jornadas Europeias do Património no concelho de Silves poderão ser recolhidas junto do Museu Municipal de Arqueologia de Silves, através dos telefones 282 444 100 (ext.: 316) ou 282 444 832 ou endereço de correio eletrónico [email protected].

 

Veja aqui o programa completo das JEP em Silves.

 

 

Comentários

pub