São Brás de Alportel convida a experimentar energias alternativas no Dia Europeu sem Carros

São Brás de Alportel associa-se uma vez mais ao Dia Europeu Sem Carros e promove, no dia 22 de setembro, […]

São Brás de Alportel associa-se uma vez mais ao Dia Europeu Sem Carros e promove, no dia 22 de setembro, sábado,  um programa de atividades para toda a família, onde o destaque vai para o convite a experimentar energias alternativas.

A manhã começa bem cedo, pelas 08h30, com um desafiante Passeio de BTT para jovens de todas as idades. Com ponto de encontro junto à Geladaria Natural.Come, no Mercado Municipal, este passeio, organizado em parceria pela Câmara Municipal e Associação X Dream Blásius, parte à descoberta de vários trilhos do município num passeio convívio em prol da saúde e bem-estar da população e da preservação da natureza.

Sob o lema “Ar Puro para Todos”, o Dia Europeu sem Carros prossegue no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, que abre as portas a uma Feirinha de Energias Alternativas, composta por uma mostra de soluções com energias renováveis, atividades lúdico-pedagógicas para crianças e jovens, uma exposição informativa sobre o Dia Europeu sem Carros, a apresentação de vários tipos de bicicletas e ainda de um carro ecológico.

«Atendendo ao facto de os automóveis contribuírem em mais de 50% para a emissão de gases poluentes para a atmosfera, um dos principais responsáveis pela poluição do ar que intensifica o efeito de estufa e está por detrás de inúmeros problemas ambientais e de saúde, neste Dia Europeu sem Carros é fundamental sensibilizar para a redução do uso do automóvel», salienta a autarquia.

Neste âmbito, estará em exposição e ao dispor de todos os visitantes um carro movido a energias alternativas, bem como diferentes tipos de bicicletas que os visitantes podem experimentar no local.

À tarde, entre as 16h00 e as 18h00, as comemorações do Dia Europeu sem Carros convidam a novas experiências em 2 rodas na Pista de Pump Track Municipal, junto ao Campo Municipal de Relvado Sintético.

No local serão disponibilizadas várias bicicletas de BMX para os participantes puderem experimentar o percurso, contando ainda nesta aventura com o acompanhamento de pilotos da equipa são-brasense de Downhill.

Em São Brás de Alportel, a celebração do Dia Europeu sem Carros é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Associação XDream – Blásius.

No dia 22 de setembro celebra-se um pouco por toda a Europa o Dia Europeu Sem Carros, uma data que pretende consciencializar a população a adotar veículos e formas de deslocação ecologicamente mais eficientes.

Comentários

pub