Red Bull Stratos: Felix Baumgartner de prevenção em Roswell

O longo período de preparação para o maior salto em queda livre da história está a chegar ao fim. O […]

O longo período de preparação para o maior salto em queda livre da história está a chegar ao fim. O austríaco Félix Baumgartner encontra-se já em Roswell na base logística da Missão Red Bull Stratos pronto para descolar a partir do dia 8 de Outubro, depois de terminados com sucesso os últimos testes à cápsula.

O diretor da Missão Red Bull Stratos, o norte-americano Art Thompson, acaba de anunciar o início da contagem decrescente para a descolagem rumo à estratoesfera. Dependendo das condições meteorológicas, o salto pode já acontecer a partir do próximo dia 8 de Outubro.

“Neste momento sinto-me como um tigre na jaula à espera de ser libertado”. É este o sentido de Felix Baumgartner perante o anúncio que encerra um longo período de testes.

O último capítulo deste processo passou pela reparação da cápsula, na sequência de uma aterragem em solos rochosos. Na semana passada foram realizados na base de Brooks-City, em San António (Texas) os últimos testes em laboratório, estando garantida a resistência da cápsula no ambiente hostil das grandes altitudes.

O salto a partir dos limites do espaço representa a entrada numa nova dimensão até mesmo para Baumgartner e pretende, de uma só vez, bater quatro recordes que permanecem invictos há mais de 50 anos: o voo mais alto de balão tripulado (36 mil metros), o salto mais alto de paraquedas, a primeira pessoa a romper a barreira do som em queda livre, e a queda livre de maior duração (cerca de cinco minutos e 30 segundos).

A equipa irá partilhar as suas descobertas e avanços nas áreas de aviação e aeroespacial com a comunidade científica internacional e tudo aponta que os limites físicos da humanidade no que toca à sobrevivência no espaço poderão redefinidos com esta missão.

Para Baumgartner, este projeto é muito mais do que apenas uma tentativa de bater outro recorde. “Esta missão é antes de tudo um trabalho pioneiro. Talvez um dia as pessoas olhem para trás e digam que Felix Baumgartner e a equipa Red Bull Stratos ajudaram a aperfeiçoar os fatos usados no espaço. Queremos atingir algo para a posteridade“.

Baumgartner, que já passou por Portugal em 1999, é considerado o melhor especialista de B.A.S.E. Jump do Mundo – surpreendendo pela sua coragem e originalidade. Com a Missão Red Bull Stratos o austríaco tem ambição de fazer história, ao ser o primeiro a bater a velocidade do som em queda livre a partir de uma altitude de 36.576 metros.

 

O que é o projeto Red Bull Stratos

Red Bull Stratos, o projeto criado numa parceria entre a Red Bull e Felix Baumgartner, é uma missão aos limites do espaço para ultrapassar limites humanos que existem há mais de 50 anos.

Apoiado numa equipa de especialistas, Felix Baumgartner fará um voo até a estratosfera a mais de 36.576 m de altitude e cairá em queda livre na tentativa de bater o recorde e de se tornar o primeiro homem a bater a barreira do som (1.110 Km/h), ao mesmo tempo que recolhe dados úteis às áreas médica e científica.

Comentários

pub