Professores-fotógrafos mostram multiculturalidade na Biblioteca de Silves

A exposição coletiva de fotografia “Multiculturalidade” abre ao público no próximo dia 17 de setembro, na Biblioteca Municipal de Silves. […]

A exposição coletiva de fotografia “Multiculturalidade” abre ao público no próximo dia 17 de setembro, na Biblioteca Municipal de Silves.

A mostra, patente até ao dia 29 de setembro, é da autoria de Adriano Costa, Dilar Neves, Gonçalo Arez, João Cunha, Nuno Garção e Paulo Guerreiro, professores da Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues (Silves).

Movidos pelo gosto pela arte da fotografia, este grupo de docentes juntou-se para dar forma e vida – através dos diversos trabalhos fotográficos que têm em carteira – a esta que já é a sexta exposição dinamizada no âmbito da rúbrica “Talentos na Comunidade” e que pretende promover, integrar, (re)descobrir e espelhar os talentos existentes na comunidade, contribuir para a educação estética de várias gerações de leitores, vivenciar a BMS enquanto largo da comunidade e espaço de celebração coletiva e disseminar a curiosidade sobre o fundo bibliográfico existente na BMS, dedicado ao tema de cada exposição.

“Multiculturalidade” poderá ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 19h30 e às segundas e sábados das 14h00 às 19h30.

Mais informações poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves, através dos telefones 282 440 800 | 282 442 112, ou do endereço de correio eletrónico: [email protected].

 

Sobre os docentes-fotógrafos

Adriano Costa nasceu em Moçambique, na antiga Lourenço Marques, hoje cidade de Maputo, em 1972. Veio para Portugal com três anos, para Mangualde, a terra do seu pai, onde viveu e cresceu até entrar para o ensino universitário.

Licenciou-se em Ensino de Português e Inglês na Universidade de Aveiro e há quinze anos rumou ao Algarve na qualidade de professor, trabalhando na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. A fotografia surgiu-lhe quase por acaso em 1998, ainda que com maior regularidade e de forma mais suportada tecnicamente em 2000, com o arranque dos sites de fotografia na internet.

Dilar Neves nasceu em Almodôvar, terra de seus pais e irmãos, de onde saiu, ainda bebé, em 1960. Viveu vários anos em Odivelas e estudou em Lisboa, concluindo a licenciatura em Arquitetura.

Há onze anos que está no Algarve, encontrando-se presentemente a lecionar as disciplinas de Educação Visual e de Pintura na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. A fotografia surgiu-lhe na adolescência quando os pais lhe ofereceram uma máquina fotográfica Kodak.

Depois foi adquirindo mais conhecimentos ao longo do período universitário, desenvolvendo o gosto pela Fotografia. Tem vindo a dinamizar clubes de fotografia em várias escolas por onde tem passado.

Gonçalo Arez nasceu no Alto Alentejo, em Portalegre, em 1972, saindo para Lisboa aos 18 anos, onde concluiu o curso de Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana. Amante do desporto desde pequeno, praticou futebol de rua, basquetebol, badminton e corfebol. Aos vinte e quatro anos veio por amor para o Algarve, apaixonando-se pela região.

Atualmente é professor de Educação Física na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. A paixão pela fotografia é relativamente recente, ainda que a objetiva da clássica “Yashica” de seu pai sempre tenha tido uma presença muito forte e simbólica no seu imaginário e na sua infância e juventude.

João Cunha nasceu em Setúbal em 1959 e aí viveu até rumar a Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa.

Esteve em Moçambique durante dois anos e no regresso a terras lusitanas instalou-se em Monchique, onde optou pelo ensino, lecionando depois em várias escolas até chegar a Silves, onde é professor na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues há mais de vinte anos.

Desde cedo se interessou pela Fotografia como arte de observar o mundo, a natureza e as gentes, bebendo também, como inspiração, em várias viagens que fez por vários continentes onde conviveu com múltiplas e variadas culturas e gentes.

Nuno Garção nasceu em Portalegre em 1976. Viveu grande parte da sua vida no Alentejo, onde se licenciou no Ensino de Matemática e Ciências da Natureza na Escola Superior de Educação da sua terra-natal, tendo-se especializado com um mestrado em Didática da Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Há três anos deixou as origens e rumou ao Algarve, onde ensina na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. Há muito tempo que se interessa pela fotografia, ainda no tempo do rolo e do analógico, mas não tem formação técnica na área, considerando-se um curioso que buscar um olhar particular sobre a realidade que o envolve.

Paulo Guerreiro nasceu em Loulé no ano de 1974. Viveu desde sempre no Algarve, concluindo os seus estudos superiores com a licenciatura em Ensino da Informática na Universidade do Algarve.

É atualmente professor dessa área na Escola EB, 2.3 Dr. Garcia Domingues. O seu interesse pela fotografia surgiu casualmente, através de amigos que partilham do mesmo gosto.

Sente uma especial atração pelo detalhe, precisão e pormenor, recorrendo ao registo em macro, sendo também fascinado pela fotografia noturna.

Comentários

pub