Precisam-se voluntários para limpar a Ilha da Culatra

Limpar a Ilha da Culatra, para benefício dos que lá vivem, humanos e não só, é o objetivo de uma […]

Limpar a Ilha da Culatra, para benefício dos que lá vivem, humanos e não só, é o objetivo de uma ação de voluntariado que vai decorrer no dia 29 de setembro. Uma iniciativa aberta a todos os que quiserem dar uma mãozinha, que terão almoço e transporte garantido de ida e volta para a Ilha Barreira da Ria Formosa a partir de e para o  Cais Comercial de Faro.

Para participar, basta mandar um email para o endereço [email protected] e comparecer no Cais Comercial no dia 29, um sábado, às 8h30 horas. O plano é trabalhar durante a manhã, a partir das 10 horas, parar para almoçar uma hora e regressar às 17h30.

«Esta iniciativa justifica-se na medida em que a Ilha da Culatra constitui abrigo para efetivos de avifauna, desempenhando um papel essencial no ecossistema do Parque Natural da Ria Formosa. Por outro lado, estes locais encontram-se sujeitos a intensa procura e utilização durante os meses de verão, gerando importantes proveitos socio económicos. No entanto, no final de cada época balnear, esta ilha acaba por ficar com resíduos que se acumulam nas margens, nos regolfos do lado da ria e nas praias e dunas, empurrados pelo vento ou deixados por veraneantes menos cumpridores», explicou num comunicado a Câmara de Faro.

«Face à importância da conservação e proteção do ecossistema é necessário proceder à limpeza destes locais. É também necessário sensibilizar a população para o problema e para a importância de conservar esta zona natural», acrescentou a autarquia.

A iniciativa partiu do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em parceria com Câmara Municipal, Associação de Moradores da Ilha da Culatra e Administração da Região Hidrográfica do Algarve.

Comentários

pub