Portimão assinala Jornadas Europeias do Património com propostas para todos os gostos

Portimão associa-se às Jornadas Europeias do Património de 2012 através de uma programação diversificada, de onde se destacam uma exposição […]

Portimão associa-se às Jornadas Europeias do Património de 2012 através de uma programação diversificada, de onde se destacam uma exposição que junta criações de crianças e seniores, a exibição de um documentário, um concurso de fotografia digital, um passeio de charrete pela Praia da Rocha e um dia e uma noite na Pré-história em Alcalar.

Subordinadas ao tema “O Futuro da Memória”, as Jornadas propõem entre 21 de setembro e 1 de outubro a (re)descoberta do património cultural de Portimão, com várias atividades dirigidas a pessoas de todas as idades, para que valorizem a herança da cidade e as memórias das suas gentes.

A programação tem início no dia 21, às 16h00, com a inauguração na Casa Manuel Teixeira Gomes da exposição “O Futuro do Património”, que até 1 de outubro apresenta trabalhos realizados por crianças dos ATL de verão e grupos seniores do município, os quais produziram peças em tela onde recrearam, imaginaram e projetaram as suas visões do património local, numa iniciativa da Divisão de Ação Cultural – Gabinete para a Promoção e Divulgação do Património do Município de Portimão.

No mesmo equipamento cultural poderá ser visto nos dias 27, 28 e 29 de setembro o documentário “No meu tempo, se bem me lembro…”, que reúne relatos de munícipes e que foram recolhidos ao longo do último ano por aquele Gabinete. Os interessados poderão ver a mostra e o filme gratuitamente, no seguinte horário: de 2ª a 6ª entre as 10h00 e as 18h30; ao sábado das 15h00 às 19h00.

Pelo segundo ano, os amantes da fotografia digital terão a oportunidade de partir à descoberta do legado iconográfico de Portimão, participando no concurso “O Futuro da Memória”, marcado para 29 de setembro, a partir das 9h30, e cujas inscrições terminam no dia 25, encontrando-se a respetiva ficha e o regulamento disponíveis na Casa Manuel Teixeira Gomes ou em www.cm-portimao.pt.

Na mesma data, a equipa do Museu de Portimão convida a uma viagem no tempo, propondo um dia e uma noite na Pré-história, por entre os monumentos megalíticos de Alcalar, e permitindo uma abordagem sobre alguns aspetos da vida quotidiana da comunidade que habitou aquele local, há cerca de cinco mil anos.

A recriação passa pela participação ativa dos visitantes nas diversas oficinas de olaria, tecelagem, caça, moagem, adornos, deslocação de grandes blocos de pedra, “sons da Pré-história” e nas visitas orientadas aos monumentos.

Pela primeira vez em Alcalar, e aproveitando a coincidência de uma noite de lua cheia, os telescópios apontados ao céu irão permitir observar, descobrir e localizar os astros, com a colaboração da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

Mas a noite irá trazer mais surpresas como os “sons da Pré-história”, produzidos a partir de instrumentos construídos com materiais e produtos naturais, a que se associam as inesperadas sonoridades saídas das vozes do Grupo Coral Adágio.

Ao longo de todo o dia, a entrada no Centro de Interpretação de Alcalar será gratuita, numa parceria entre o Município de Portimão / Museu de Portimão e a Direção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio especial da Escola Manuel Teixeira Gomes e do Grupo Coral Adágio.

Por fim, em 30 de setembro a proposta é um passeio de charrete entre o Hotel da Rocha e a Fortaleza de Santa Catarina, na qual os participantes terão direito a uma visita guiada e enquadramento histórico do monumento, com saídas da carrinha de meia em meia hora, entre as 15h00 e as 18h30, devendo as inscrições ser feitas até 25 do corrente na Casa Manuel Teixeira Gomes.

O objetivo desta ação é recriar ambiências do passado, gerando oportunidades para os mais velhos reviverem outras épocas, enquanto os mais novos podem vivenciar uma experiência completamente nova, servindo assim de pretexto para suscitar um convívio intergeracional e proporcionar a partilha de conhecimentos.

 

Para mais informações e inscrições:

 

Casa Manuel Teixeira Gomes

Tel. 282 480 492 / 927 246 318

gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt

 

Museu de Portimão

Tel. 282 405 230

[email protected]

facebook.com/museudeportimao

 

Centro de Interpretação de Alcalar

Tel. 282 471 410

Comentários

pub