Novo ano letivo: Loulé investe quase 1,5 milhões em transportes escolares

A Câmara Municipal de Loulé vai investir, no ano letivo de 2012/2013, que esta semana começa, perto de 1,5 milhões […]

A Câmara Municipal de Loulé vai investir, no ano letivo de 2012/2013, que esta semana começa, perto de 1,5 milhões de euros em transportes escolares, disse ao Sul Informação fonte da autarquia.

Os transportes irão beneficiar 2080 alunos e dividem-se em serviços fornecidos pela EVA, que irão beneficiar 1262 alunos, num valor global de 581.488,30 euros, circuitos privados, para 516 alunos, num investimento de 704.383,20 euros, e ainda os transportes camarários, que irão abarcar 302 alunos, com um custo de 129.564,75 euros, totalizando mais de 1,4 milhões.

Esta despesa acrescida nos transportes escolares tem a ver com a «extensão territorial do concelho», que é o maior do Algarve.

Este esforço financeiro do Município «visa, fundamentalmente, assegurar que os alunos que vivem mais afastados da escola que frequentam possam ter, igualmente, uma forma de se deslocarem ao respetivo estabelecimento de ensino, garantindo a igualdade no acesso ao ensino».

 

Há mais alunos a beneficiar de apoios escolares

A mesma fonte acrescentou que no que concerne a alimentação escolar, a Câmara de Loulé celebrou «um contrato com uma empresa do ramo da restauração para fornecimento de refeições para as escolas de dois Agrupamentos Escolares do concelho, por um valor que ascende a meio milhão de euros».

Por outro lado, foi atribuído um subsídio às escolas sede de agrupamento escolar, destinado aos jardins-de-infância e às escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, para alimentação em refeitório e apoio alimentar aos alunos, para o primeiro trimestre letivo, no valor de 86.500 euros.

A Câmara Municipal de Loulé mantém ainda a atribuição de subsídios para auxílios económicos aos alunos carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico, num valor global de 93.420 euros. Vão beneficiar deste apoio 1346 alunos: 730 inseridos no escalão A, e no escalão B, 616 alunos.

As informações a que o Sul Informação teve acesso indicam que há um ligeiro aumento dos alunos apoiados e do valor atribuído em relação ao ano letivo de 2011/12, altura em que a autarquia atribuiu 80.550 euros, beneficiando 631 alunos do escalão A e 528 do escalão B.

A Câmara de Loulé continuará também a apoiar os agrupamentos de escolas e os alunos, «através de subsídios destinados concretamente a funcionamento dos estabelecimentos de ensino e material escolar, atividades curriculares, limpeza, segurança, etc, subsídios esses que poderão ser reforçados ao longo do ano letivo, caso as necessidades assim o exijam».

A fonte da autarquia louletana acrescentou, por outro lado, que a situação referente à colocação de auxiliares de ação educativa está resolvida. «Para suprir as necessidades residuais, foi efetuada uma candidatura ao IEFP para a contratação de dois CEI (Contratos de Emprego e Inserção) e iremos fazer uma outra candidatura para mais auxiliares de acordo com este modelo».

Quanto às Atividades Extra Curriculares (AEC), a Câmara mantém o seu apoio e, para tal, está a decorrer um concurso público para a contratação de 77 professores, que se encontra neste momento em fase de análise das candidaturas.

Comentários

pub