Noite na Pré-História dará a descobrir os segredos lunares de Alcalar

Ao contrário do que durante muito tempo se pensou, os túmulos megalíticos de Alcalar, em Portimão, não têm uma orientação […]

Ao contrário do que durante muito tempo se pensou, os túmulos megalíticos de Alcalar, em Portimão, não têm uma orientação solar, mas lunar. «Há uma teoria que diz que estes túmulos estão orientados para a primeira lua cheia de Primavera, a seguir ao Equinócio, a mesma que ainda hoje determina a data da Páscoa» revelou Rui Parreira, arqueólogo que há longos anos tem trabalhado em Alcalar, em declarações ao Sul Informação.

Ou seja, além de orientarem a entrada dos túmulos monumentais em pedra para nascente, os homens que habitaram na região de Alcalar há cerca de 5000 anos e construíram estes monumentos funerários, escolheram voltá-los para essa lua cheia de Primavera. Porquê?

Como viveram nos tempos pré-históricos e não deixaram registos escritos, os investigadores apenas podem especular sobre as razões para isso. Há túmulos megalíticos, como os de Newgrange, na Irlanda, que são orientados para o sol, outros para o equinócio de Outono, este para a lua cheia de Primavera.

É sobre tudo isto e muito mais que se irá falar a 29 de Setembro, sábado, entre as 21 horas e a meia noite, em Alcalar, naquela que será a primeira edição da iniciativa «Uma Noite na Pré-História».

Rui Parreira falará sobre os aspetos ligados à arqueologia, ao culto dos mortos e à vida dos homens pré-históricos que habitaram nesta zona do interior do atual concelho de Portimão há cinco milénios, enquanto Francisco Ponceano, professor da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e grande entusiasta do seu clube de astronomia, de telescópio orientado para o firmamento, dará a descobrir os astros.

Em noite de lua cheia, as estrelas e os planetas não serão tão facilmente visíveis, mas, com a ajuda dos especialistas, poderá viajar-se no tempo.

A noite trará ainda mais surpresas como os “sons da Pré-história”, produzidos a partir de instrumentos construídos com materiais e produtos naturais, iguais aos que os primitivos habitantes de Alcalar usariam, a que se associam as inesperadas sonoridades saídas das vozes do Grupo Coral Adágio, conferindo ao espaço destes monumentos uma atmosfera surpreendente e única.

«Presume-se que, na Pré História, se tentaria imitar os sons da natureza, os sons dos animais. E é um pouco disso que o maestro António Alves tem estado a ensaiar com o Coral Adágio», revela Isabel Soares, arqueóloga do Museu de Portimão.

Sem querer desvendar demais as surpresas que esperam quem visitar Alcalar na noite de 29 de Setembro, a arqueóloga vai dizendo que o espaço estará «iluminado com tochas e será pontuado com um ou outra lareira». E quem sabe se não haverá por lá o bom cheiro da carne assada…

 

Recriações ao longo do dia

 

Mas esta viagem no tempo noturna será apenas o culminar de um dia cheio de atividades nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

A equipa do Museu de Portimão, vestida a preceito, com peles, tecidos rústicos e cabeleiras desgrenhadas, irá dar a conhecer aspetos da vida quotidiana da comunidade pré-histórica que habitou aquele local, há cerca de cinco mil anos.

Esta recriação passa pela participação ativa dos visitantes nas diversas oficinas de olaria, tecelagem, caça com arco e flecha, moagem, criação de adornos, deslocação de grandes blocos de pedra, “sons da Pré-história” e nas visitas orientadas aos monumentos.

A arqueóloga Isabel Soares, do Museu de Portimão, sublinha que estas recriações «são uma forma extraordinária de aproximar a população dos vestígios arqueológicos».

«Isto é interessante para todos, mas em especial para os miúdos. Todo o miúdo que participa nestas nossas atividades fica a perceber o que era o Neolítico Final, o Calcolítico, os monumentos funerários», acrescenta, entusiasmada.

Ao longo de todo o dia e à noite, a entrada no Centro de Interpretação de Alcalar será gratuita, permitindo a todos os interessados participarem nas atividades desta parceria realizada entre o Município de Portimão/Museu de Portimão e a Direção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio especial da Escola Manuel Teixeira Gomes e do Grupo Coral Adágio.

 

 

Para mais informações:

Museu de Portimão – Tel. 282 405 230 / email: [email protected]

Facebook: facebook.com/museudeportimao

Centro de Interpretação de Alcalar – Tel. 282 471 410

 

 

 

Comentários

pub