Museus Ibéricos debatem em Alcoutim maneiras de melhorar acessibilidades

Alcoutim vai acolher responsáveis e técnicos de museus e organismos afins de Portugal e Espanha no I Encontro Transfronteiriço de […]

Alcoutim vai acolher responsáveis e técnicos de museus e organismos afins de Portugal e Espanha no I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus, que vai decorrer no Auditório do Castelo de 19 a 20 de outubro. Um dos grandes objetivos do evento é dar o pontapé de saída para uma colaboração mais estreita entre as regiões do Algarve e Andaluzia, neste setor.

A primeira edição do evento será subordinada ao tema «Museus e Acessibilidades», uma questão «central para os profissionais de museus», segundo a organização.

«Os museus são lugares de memória e de identidade que contam histórias, para isso é necessário utilizar ferramentas multidisciplinares – comunicação, arte, design – de modo a chegar aos públicos e a tornar estes espaços socialmente úteis», segundo uma nota de imprensa enviada às redações.

O encontro é organizado pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e a Associação de Museólogos e Museógrafos da Andaluzia (AMMA), em parceria com a Associação Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar (ATAS) e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A APOM e a AMMA «têm como missão agrupar e incrementar a qualificação dos profissionais que trabalham em museus e organismos afins, com o objetivo de elevar o nível dos serviços técnicos prestados a essas entidades e, através delas, à sociedade».

«Propomos um encontro no qual os profissionais da museologia de Portugal e Espanha possam confrontar opiniões, apresentar projetos e dialogar acerca de um tema que concerne toda a sociedade e que envolve os mais variados museus de ambos os países: a acessibilidade física em edifícios históricos com um elevado grau de proteção, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como fator decisivo para que as pessoas portadoras de deficiência possam desenvolver-se social e culturalmente com total normalidade, e, finalmente, os diferentes públicos e as formas de comunicar-se com cada um deles, prestando a informação que cada qual requer», resumem as associações organizadoras.

O programa conta com a presença de «conferencistas com uma ampla experiência nesses setores, quer pela sua atual situação profissional, quer como investigadores universitários acerca deste tema». Para mais informações, inscrições e pré-programa, basta visitar o site do evento.

Comentários

pub