Moção de censura a Macário Correia chumbada pela AM de Faro

A moção de censura ao presidente da Câmara de Faro Macário Correia, apresentada pelo Bloco de Esquerda, foi chumbada ontem […]

A moção de censura ao presidente da Câmara de Faro Macário Correia, apresentada pelo Bloco de Esquerda, foi chumbada ontem à noite na Assembleia Municipal, com 15 votos contra, sete a favor e oito abstenções.

A moção de censura, sujeita a votação secreta, foi rejeitada por maioria, apesar de a coligação PSD/CDS/MPT, através da qual Macário foi eleito, ter minoria na Assembleia Municipal: 14 membros contra 19 dos quatro partidos da oposição (PS, CDU, BE e CFC).

Se a moção de censura tivesse sido aprovada, não teria qualquer efeito prático, uma vez que não implicaria a demissão do presidente da Câmara.

A moção apresentada pelos bloquistas censurava o «presidente Macário Correia por não ter suspendido o seu mandato, em resultado do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo».

O Bloco de Esquerda considerava que «a gravidade dos factos em julgamento, com todo o respeito que sempre nos merecerá a decisão final, mereceria por parte do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro a suspensão voluntária do respetivo mandato até que o Tribunal Constitucional dite a sua decisão final. Por tudo quanto foi até agora alegado, a bem da imagem e ação do Município de Faro e do respeito pelos cidadãos que fizeram a sua escolha na ignorância dos factos hoje já dados como provados e que não são alvo de contestação pelo arguido, seria este o comportamento transparente e democrático exigível».

Comentários

pub