Ministro inaugurou novo quartel da GNR de Alcoutim no Dia do Município (com fotos)

O ministro da Administração Interna Miguel Macedo presidiu na sexta-feira, 14 de Setembro, à inauguração do novo quartel da GNR […]

O ministro da Administração Interna Miguel Macedo presidiu na sexta-feira, 14 de Setembro, à inauguração do novo quartel da GNR de Alcoutim, cerimónia que assinalou o Dia do Município e foi o pontapé de saída paras a Festa de Alcoutim.

A inauguração contou ainda com a presença Comandante-Geral da GNR, Tenente General Luís Newton Parreira, e do presidente da Câmara de Alcoutim Francisco Amaral.

“Temos sabido aliar a preservação do património à inovação, ao desenvolvimento e à modernidade”, afirmou o presidente da Câmara Francisco Amaral, referindo-se à recuperação do solar do século XVIII, novo quartel da GNR, que representa “uma aspiração de vários anos”.

O autarca referiu-se também ao momento que o país atravessa, “uma conturbada conjuntura económica e social”, sublinhando a estável situação financeira da autarquia de Alcoutim, onde “soubemos definir objetivos, programá-los, sem preocupação de calendários eleitorais e, principalmente, devido ao estabelecimento de um rigoroso controlo financeiro”.

Na mesma ordem de ideias, o ministro da Administração Interna Miguel Macedo elogiou a Câmara Municipal de Alcoutim por nunca ter caído “na tentação de dar um passo mais largo do que a perna”, sublinhando que tal orientação financeira significa um enorme “sentido de responsabilidade para com o futuro”.

Miguel Macedo teceu ainda duras críticas ao panorama político nacional, que classificou como esquizofrénico, “não deixa de ser espantoso que alguém, e alguns, que conduziram o país à situação de bancarrota, um ano depois estejam praticamente todos os dias nas televisões a explicar aos portugueses como é que se deve governar”.

A sessão inaugural foi ainda marcada por uma homenagem aos militares da GNR que prestaram serviço no Posto Territorial de Alcoutim e pelo lançamento do livro “A casa do capitão-mor de Alcoutim – Subsídios para a sua história”.

O novo posto da GNR custou 671.011,03 euros, dividido entre a Câmara Municipal de Alcoutim (54%) e a Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna (46%).

Depois de, durante anos, não ter recebido qualquer visita de um membro do Governo, esta é a segunda vez, nos últimos dias, que o concelho de Alcoutim é visitado por governantes. Depois do secretário de Estado da Educação ter estado em Martim Longo no dia 11, foi agora a vez do ministro da Administração Interna.

 

Comentários

pub