Messines assiste à luta pelos títulos de maratona XCM

O Campeonato Nacional de Maratonas (XCM) Sport Zone disputa-se, no próximo domingo, em São Bartolomeu de Messines, no Algarve.  A […]

O Campeonato Nacional de Maratonas (XCM) Sport Zone disputa-se, no próximo domingo, em São Bartolomeu de Messines, no Algarve. 

A Maratona de Messines inicia-se às 9h30. Os homens vão pedalar ao longo de 108 quilómetros, com 2536 metros de acumulado de subidas. As ciclistas irão enfrentar 85 quilómetros e um acumulado de 1836 metros, enquanto os paraciclistas, a maior novidade do Campeonato de 2012, vão competir num traçado de 54 quilómetros, com um acumulado de 1141 metros.

São esperados perto de 300 participantes na vertente de competição, aos quais se juntarão os betetistas de lazer, naquela que se prevê mais uma importante manifestação do ciclismo de massas.

Por seu lado, a final da Taça de Portugal de DHU Vodafone levará a adrenalina e o espectáculo da disciplina mais radical do BTT ao coração da cidade de Coimbra. Num percurso com cerca de um quilómetro, entre o Jardim da Sereia e a Praça da República, os pilotos vão empenhar-se a fundo pela conquista do troféu de regularidade. Os treinos vão realizar-se de manhã, estando a descida de qualificação marcada para as 14h00 e a final agendada para as 16h00.

Ainda no âmbito das corridas de descida, corre-se na tarde de domingo o 1.º Braga Downhill Track, no Monte de Santa Marta. A partida será dada junto à capela, devendo os pilotos acelerar, ao longo de quilómetro e meio, até à Falperra.

Domingo foi também o dia escolhido para o XCO Vila de Recarei, Paredes. As categorias de escolas vão fazer-se à pista às 10h00, estando as categorias de competição convocadas para as corridas que se iniciam às 14h00.

As provas abertas e o BTT de lazer também encontram espaço na agenda velocipédica deste fim-de-semana. O I Raid BTT Vila da Palhaça, Oliveira do Bairro, corre-se a partir das 9h00 de domingo. Na mesma data e com o mesmo horário realiza-se, na Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria, o VI Raid Todos no Trilho.

O BTT de aventura é outra variante da modalidade com lugar no calendário semanal. A Grande Travessia da Serra da Estrela sai para os trilhos no sábado e no domingo, totalizando 185,3 quilómetros.

Os passeios por estrada estão igualmente em evidência. No sábado, o ciclismo associa-se à Capital Europeia da Cultura para o passeio Descobrir Guimarães, com partida marcada para as 15h00. Para as 9h00 de domingo estão marcados dois eventos. O Grupo Desportivo da Gafanha do Aquém propõe uma viagem de 40 quilómetros, com partida e chegada naquela localidade.

No topo sul do país sai para a estrada o 3.º Passeio de Cicloturismo do Grupo Desportivo de Benafim (Loulé). No mesmo dia, às 11h15, inicia-se o V Bike Tour Famalicão – Joane.

Comentários

pub