Mercado de trocas volta a promover solidariedade em Vila Real de Santo António

A Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, acolhe, este sábado, dia 29 de setembro, entre as […]

A Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, acolhe, este sábado, dia 29 de setembro, entre as 14 e as 18 horas, a terceira edição do Mercado de Trocas.

Afastando-se das formas comerciais tradicionais, neste mercado não circulará dinheiro, pelo que os «negócios» que vierem a ser feitos assentarão única e exclusivamente na troca direta de produtos e serviços.

Também por isso já não existirá o «Pombalino», uma moeda fictícia que foi criada para o anterior mercado de trocas, realizado em Cacela Velha.

Desta forma, a iniciativa procura sobretudo estimular a solidariedade, dando ainda a possibilidade a quem quiser adquirir um produto e não dispuser de contrapartidas poder, em alternativa, executar pequenas reparações, ou prestar serviços de engomadoria e pedicure.

Neste mercado vão existir duas formas de participação: em banca ou como visitante.

O primeiro caso destina-se às pessoas que tenham artigos suficientes para expor numa banca ou que prestem serviços durante ou fora do mercado. Já a segunda hipótese está vocacionada para visitantes que disponham de algum produto/serviço e queiram fazer uma troca direta.

Da vasta lista de bens que podem ser trocados fazem parte os frescos e hortícolas, os produtos extraídos do mar, bolos e petiscos, artesanato, livros, roupa, objetos de decoração ou até manuais escolares. Numa outra vertente, serão ainda oferecidos workshops de dança ou experiências gastronómicas.

O Mercado de Trocas é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pelo Banco de Voluntariado do município de VRSA.

 

Comentários

pub