Mais de 1000 negócios gerados em Faro enquanto a concorrência dormia

3545 hipóteses de fechar negócios, 1090 negócios concretizados, 912.351,09 euros de valor faturado: estes são apenas os números mais significativos […]

3545 hipóteses de fechar negócios, 1090 negócios concretizados, 912.351,09 euros de valor faturado: estes são apenas os números mais significativos do primeiro ano de existência do grupo de Faro do Business Network International (BNI Interação) que hoje, às 6h30 da manhã, se reuniu no salão nobre da Câmara de Faro, com convidados, para assinalar o seu 1º aniversário.

E leu bem: a reunião começou mesmo às 6h30 da manhã (para alguns dos membros do BNI começou mais cedo…), até mesmo para a repórter do Sul Informação, que esteve presente a convite de um dos membros do grupo de Faro do BNI.

Peter Carvalho, empresário da área do vending com empresa sediada em Vilamoura, presidente do BNI Interação (o nome do grupo de Faro), no pequeno almoço de networking que culminou a reunião, disse ao nosso jornal que «a faturação neste primeiro ano superou bastante as nossas expectativas».

De cada grupo do BNI, fazem parte empresários dos mais variados setores, apenas com a condição de que, em cada grupo, só haja um de cada ramo de negócio. Nestas reuniões madrugadoras – uma vez por semana, sempre às 6h30 – os empresários trocam entre si negócios, dando referências uns aos outros de oportunidades de negócio, seja com as suas próprias empresas, seja com outras de que tenham conhecimento.

Uma regra de ouro, como foi diversas vezes salientado ao longo da reunião por Elsa Martins (coordenadora de Educação), é que, nestes negócios, não há rigorosamente nenhuma comissão. «O único propósito de um grupo BNI é o de gerar mais negócios para os seus membros sem quaisquer comissões», reforçou Peter Carvalho.

No Algarve, existem já seis grupos BNI – Loulé, Faro, Portimão, Almancil, Olhão e Albufeira. Estão prestes a ser criados novos grupos em Lagos, Lagoa, Silves e um segundo em Faro.

Vitor Hugo Guerreiro, Peter Carvalho e Orlando Caixeirinho

Orlando Caixeirinho, diretor executivo do BNI Sul, revelou que «o objetivo para os grupos no Algarve para este ano era de três milhões de euros e devo dizer que não correspondemos às expectativas. Ultrapassámo-las! No primeiro ano de atividade, gerámos sete milhões de euros de negócios».

Pedro Carvalho partilhou com o Sul Informação a sua própria experiência enquanto membro de um grupo BNI: «para mim foi espetacular! Já faturei perto de 20 mil euros. Sem pertencer ao BNI, não teria entrado em clientes onde entrei, não teria ajudado os colegas que ajudei, não teria feito os negócios que fiz».

O empresário deu o exemplo concreto de um negócio concretizado com o novo hospital do Grupo HPP Saúde em Albufeira: «através do Álvaro Viegas [também membro do BNI Interação] estabeleceu-se a ponte e fiz o negócio. Se não fosse isto, se calhar não tinha entrado lá ou, pelo menos, teria sido muito mais difícil».

Além do Algarve e do Alentejo, o diretor executivo do BNI Sul já estendeu a sua rede à vizinha província andaluza de Huelva. «Estabelecemos uma ponte de negócios entre o BNI Sul de Espanha e o BNI Sul de Portugal». Uma ponte muito recente mas que, segundo garantiu Orlando Caixeirinho, já deu frutos, com pelo menos um negócio em vias de concretização.

A reunião do BNI Interação desta terça-feira, dia 4 de setembro, teve características diferentes, já que se tratou de comemorar o primeiro ano de existência deste grupo sedeado em Faro. Por isso mesmo, o anfitrião foi o próprio presidente da Câmara Macário Correia, para quem estas coisas de acordar cedo e começar a trabalhar antes de todos os outros não são novidade.

Macário Correia recebeu os participantes da reunião do grupo BNI de Faro

Mas a reunião contou ainda com cerca de uma dezena de convidados, entre os quais David Santos, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Carlos Baía, delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Gilberto Viegas, diretor regional de Economia, Efigénio Rebelo, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, ou Carlos Vieira, professor na UAlg, além de convidados de outros grupos BNI ou de outras entidades.

Macário Correia, anfitrião da reunião madrugadora, elogiou a «atitude positiva, proativa» dos membros do BNI, que, «num momento de nuvens», «não se resignam, não cruzam os braços, nem se deixam vencer».

O autarca instou ainda os empresários a «fazer da crise uma forma de selecionar os que conseguem vencer e os que caem e se deixam abater pelas dificuldades».

A nível mundial, o BNI conta com mais de 6153 grupos, nos quais tem mais de 118.000 membros inscritos, estando presente em 52 países. Os seis grupos algarvios reúnem 227 empresários, enquanto o aniversariante BNI Interação, de Faro, tem atualmente 30 membros ativos. Como salientou o seu presidente Peter Carvalho, são «um grupo de profissionais responsáveis que sabem os negócios que podem ser gerados quando a concorrência ainda está a dormir».

Comentários

pub