Loulé, Quarteira, Olhão, Faro e Portimão participam no Dia Europeu sem Carros

Cinco cidades algarvias – Loulé, Quarteira, Olhão, Faro e Portimão – promovem atividades integradas no Dia Europeu sem Carros, embora […]

Cinco cidades algarvias – Loulé, Quarteira, Olhão, Faro e Portimão – promovem atividades integradas no Dia Europeu sem Carros, embora nem todas as iniciativas sejam “oficiais”, apurou o Sul Informação.

Em Olhão, no próprio Dia sem Carros (22 de Setembro, sábado), a programação começa às 16h00, com um passeio a pé “Da Cidade à Casa João Lúcio”, num percurso desde a Praceta de Agadir à Casa João Lúcio.

Às 17h00, haverá uma mostra de bicicletas e jogos tradicionais (Jardins da Casa João Lúcio) e meia hora depois começa o workshop “Mobilidade sustentável no Algarve” (Casa João Lúcio).

A inscrição nestas atividades é gratuita mas obrigatória, até dia 19 de setembro, através do email [email protected].

Em Faro, o Dia Europeu sem Carros estará inserido no programa do “Faroativo“, com uma atividade de prevenção rodoviária e circuitos de deslizamentos, no Parque de Lazer das Figuras.

Em Loulé e Quarteira, a participação começou mais cedo, no domingo, com a Semana Europeia da Mobilidade. Até sábado, os munícipes de Loulé podem usufruir gratuitamente dos transportes públicos urbanos em Loulé (TUL) e em Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do cartão “Semana Europeia da Mobilidade – Município de Loulé”.

Este cartão resulta de uma parceria entre a autarquia e a Associação de Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL) e será entregue pelos comerciantes associados da ACRAL aos munícipes que façam compras no comércio local de Loulé e Quarteira.

No próprio dia 22, sábado, haverá o I Encontro da Pasteleira, que pretende mostrar que é possível, cómodo e agradável realizar um passeio de bicicleta (na periferia e dentro da cidade de Loulé), que pode vir a tornar-se bastante utilitário nas pequenas deslocações do dia-a-dia.

Loulé promove ainda a iniciativa “Marchar com História”, um peddy paper que irá realizar-se no Centro Histórico da cidade, dirigido ao público escolar, com o objetivo de dar a conhecer aos jovens esta área da cidade, promovendo simultaneamente a mobilidade sustentável, através de agradáveis deslocações a pé. Também para as escolas está prevista a visualização de um filme sobre a temática, numa atividade dirigida aos alunos.

Em Portimão, não há iniciativas oficiais promovidas pela Câmaras, mas isso não dissuade os portimonenses de assinalar um dia em que este concelho até já foi pioneiro.

Assim, o movimento Portimão Cycle Chic, numa parceria com a Bike Postal, promove no sábado, dia 22, com concentração às 17h00 junto à Casa Inglesa, um passeio de bicicleta pela cidade. Para participar, basta pegar na bicicleta e aparecer.

O percurso, segundo garante Jorge Mourinho, da organização, «é fácil e agradável». E, no fim, pode sempre dar uma voltinha pela Rota do Petisco para retemperar as forças.

Em todo o país, estão registados, online, no Dia Europeu sem Carros, 57 municípios (correspondendo a 71 localidades), dos quais 41 aderem na qualidade de participantes.

 

Tema deste ano é “Avançando na direção certa”

 

Cada Semana Europeia da Mobilidade focaliza-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável.

As autoridades locais têm que organizar atividades para os seus cidadãos com base neste tema, sendo os Municípios incentivados a lançar e a promover medidas de carácter permanente que sustentem o tema, este ano, “Avançando na direção certa”.

Quem não gostaria de viver numa cidade com ar puro e pouco ruído? Um lugar livre de trânsito, onde movimentar-se pela cidade fosse fácil e onde os cidadãos pudessem desfrutar de uma elevada qualidade de vida? Uma cidade da qual se orgulhasse por ser conhecida em toda a europa como uma cidade preocupada e ativa na proteção do ambiente de forma inovadora e prospetiva? Com algum pensamento estratégico é possível tornar esta visão uma realidade.

A mobilidade urbana sustentável pode ser alcançada através de uma abordagem integrada de planeamento que tenha em atenção todos os modos de transporte nas cidades e suas áreas vizinhas.

Os Planos de Ação para a Mobilidade Urbana definem um conjunto de medidas inter-relacionadas que contribuem para a satisfação das necessidades de mobilidade dos cidadãos e das empresas, melhorando a qualidade de vida na sua cidade. Os PAMU pretendem atingir um equilíbrio entre a qualidade ambiental, desenvolvimento económico e equidade social.

A Comissão Europeia adotou um Plano de Ação para a Mobilidade Urbana por forma a acelerar a abordagem desta questão na Europa, ajudando as autoridades locais no desenvolvimento deste Plano.

Comentários

pub