Investigadores voltam a mostrar o que sabem em Olhão

A ciência vai sair dos laboratórios da Universidade do Algarve e dos Centros de investigação a ela associados para voltar […]

A ciência vai sair dos laboratórios da Universidade do Algarve e dos Centros de investigação a ela associados para voltar a estar em contacto direto com os que se dirigirem ao Ria Shopping, em Olhão, no dia 28 de setembro. O Algarve volta a juntar-se à iniciativa internacional Noite Europeia dos Investigadores, mas o programa começa logo de manhã, às 10 horas, com ciência para todos os gostos e idades, que dura até às 22 horas.

Este ano, o tema da iniciativa, que decorre em simultâneo em diversas cidades europeias, é o Desporto, que, além da virtuosidade dos seus praticantes, também requer muita ciência.

A ideia é «comemorar o 100º aniversário da participação de Portugal nos Jogos Olímpicos, entre outros acontecimentos desportivos internacionais que ocorreram este ano», revelou o CRIA – Divisão de Empreendedorismo da Universidade do Algarve, que coordena o evento a nível regional.

É precisamente na vertente desportiva que surgem as grandes novidades da edição deste ano. No piso superior do centro comercial olhanense, o mesmo dos restaurantes, serão realizadas várias demonstrações desportivas, bem como uma tertúlia sobre «Ciência e Desporto».

Além da universidade, fazem parte do elenco deste dia dedicado aos investigadores os Centros de Ciência Viva (CCV) do Algarve (Faro), de Lagos e Tavira. Nos dois primeiros casos, haverá um programa especial para os que se dirigirem a cada um destes locais, enquanto no caso do CCV de Tavira será a equipa e algum material a deslocar-se para a vizinha Olhão, para dar a conhecer o que se faz neste centro de divulgação da ciência.

Em Olhão, o variado programa dá a oportunidade de ver de perto ciência a acontecer  e, principalmente, de ficar a perceber melhor o que faz um investigador. A melhor maneira de o fazer é colocar as «mãos na massa», nome das iniciativas onde o público em geral pode realizar uma experiência científica, ou, com uma curta conversa privada com um investigador, nos chamados «speed datings», encontros rápidos numa tradução à letra.

«Nas atividades “Mãos na Massa” poderemos contar com vários expositores científicos e interativos de importantes representantes da ciência, tais como o CCMAR – Centro de Ciências do Mar, o CBME – Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural, Centro Ciência Viva de Tavira, CECTA – Centro de Estudos em Ciências e Tecnologias Agrárias, Grupo de Neurociências Cognitivas, entre outros», revelou a organização.

«O objetivo é aproximar o público ao mundo da investigação, mostrando como a ciência e o papel do cientista contribui para a simplificação das nossas tarefas diárias, mostrar como a ciência se relaciona com o desporto e como este é importante para o aumento da qualidade de vida do individuo», ilustrou o CRIA.

E se a Noite dos Investigadores de 2012 já juntava as áreas da Ciência e do Desporto, não deixou de fora a Cultura, à semelhança do que já havia acontecido há um ano. Desta vez, o público será presenteado com a peça «Não sejas Criança», pelo Grupo de Teatro da Universidade do Algarve Sin-Cera. Destaque ainda para a exibição do documentário «Kimeraa do Atlântico: Encontro entre Ciência e Tradição».

 

CCV de Lagos aposta em colocar os visitantes a mexer

 

A Noite Europeia dos Investigadores de 2012 serve como pretexto para o Centro de Ciência Viva de Lagos convencer os que o visitarem a mexer-se mais. O dia 28 de setembro será dedicado ao Desporto e, para que não haja desculpas, qualquer um poderá avaliar gratuitamente a sua condição física, na iniciativa «Pernas para que te Quero».

A avaliação será feita pelos técnicos da empresa municipal «Lagos em Forma», que, além de avaliarem diversos parâmetros da condição física, também vão dar alguns conselhos de nutrição aos participantes, numa ação que decorre entre as 20 e as 21 horas.

Às 20h30, Fátima Baptista e Vera Lúcia Zymbal, investigadoras da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, vão explicar de que forma o desporto pode contribuir para ossos saudáveis, na iniciativa «Desporto e Saúde Óssea». Às 21h30, o CCV de Lagos põe toda a gente a olhar para o céu, numa sessão de Observação Astronómica.

 

Centro Ciência Viva de Faro promove debate papel do investigador e promove astronomia

 

O Centro Ciência Viva do Algarve, situado em Faro, o primeiro a abrir na região, também promove atividades nas suas instalações, situadas junto à Doca. Assim, no dia 28 de Setembro, entre as 15h00 e as 20h00, decorre o workshop «O Impacto do Investigador na Sociedade».

No mesmo local, a partir das 21h00 e até à meia noite, terá lugar a palestra «De Biólogo a Astrónomo», seguida observação astronómica noturna.

Além disso, como já foi dito, o CCV Algarve promove ainda, no Ria Shopping de Olhão, “Atividades Mão na Massa”.

Comentários

pub