Hoje é dia de Encontro com as Tradições em São Brás de Alportel

As danças, os instrumentos musicais tradicionais, as modas e o humor do passado e do presente são as sugestões para […]

As danças, os instrumentos musicais tradicionais, as modas e o humor do passado e do presente são as sugestões para mais um divertido Encontro de Tradições, a ter lugar no próximo dia 8, sábado, no Cineteatro São Brás.

Com início pelas 21h30, o Encontro de Tradições, organizado pelo Rancho Típico Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Junta de Freguesia e Fundação INATEL, convida a reviver as tradições com as “Danças dos Velhos; a partir o “côco” a rir com as Anedotas do Zé; a relembrar outros tempos com a Escola de Concertinas de Filipe Oliveira e Cantares ao Desafio e a bons momentos musicais na companhia do duo são-brasense Nuno Martins e Adriana Gonçalves.

O Grupo Etnográfico de Quelfes “Danças dos Velhos” dá início a este IV Encontro de Tradições com uma mostra muito singular de dança, apelidada “por alguns críticos de cómico-dramática”. A Dança dos Velhos, uma antiga tradição que o Grupo Etnográfico de Quelfes recuperou, consistia numa dança executada somente por homens, muitos deles disfarçados de mulheres, o que “provocava grande hilaridade nos espetadores (…) e ninguém podia passar sem rir”.

Atualmente o grupo conta já com cerca de 3 décadas de existência, muitas atuações por todo o país, tendo alcançado a condecoração de medalha de Ouro da Câmara Municipal de Olhão pelos serviços prestados em prol da cultura da região.

Segue-se um momento de humor com as Anedotas do Zé, pequenas e hilariantes histórias preservadas através da oralidade que prometem surpreender em palco através da interpretação de 2 jovens são-brasenses.

O 3º grupo a atuar é a Escola de Concertinas Filipe Oliveira que propõe música e Cantares ao Desafio. Formada oficialmente em 2007, esta escola conta com cerca de 4 dezenas de alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 78 anos de idade que se dedicam à concertina, um instrumento tradicional com muitas histórias por contar.

O IV Encontro de Tradições encerra ao som de músicas tradicionais, interpretadas pelo duo são-brasense Nuno Martins e Adriana Gonçalves. Com apenas 22 anos de idade, Nuno Martins conta já com um longo percurso no meio musical, integrando diversos projetos, entre os quais o Grupo Cante Andarilho, Entre Luas, Almost 5, entre muitas outras prestações em festivais ou em eventos culturais. A jovem Adriana Gonçalves descobriu o seu talento com apenas 10 anos de idade atuando em casamentos e batizados. Nos dias de hoje e após vários anos de experiências no mundo da música Adriana regressa aos palcos com Nuno Martins, com quem tem desenvolvido vários tipos de reportório adequados a diferentes contextos.

Na edição deste ano, o IV Encontro de Tradições terá a duração de 120 minutos de boa disposição por um valor simbólico de 3 corridinhos.

 

Comentários

pub