Festival Planície Mediterrânica motiva estreia mundial em Castro Verde

A estreia mundial da banda Orient 7Sóis, uma nova criação artística original do Festival Sete Sóis Sete Luas, liderada por […]

A estreia mundial da banda Orient 7Sóis, uma nova criação artística original do Festival Sete Sóis Sete Luas, liderada por Rão Kyao e com artistas da Croácia, França, Grécia, Portugal e Roménia, vai ter lugar no dia 16 de Setembro, no Anfiteatro Municipal de Castro Verde.

Esta estreia marca o final do 20º Festival Planície Mediterrânica, que começa dia 14, nesta vila do Baixo Alentejo.

O Festival Planície Mediterrânica é promovido pela Câmara local, em parceria com as associações Sete Sóis Sete Luas e PédeXumbo, para celebrar a tradição e a identidade mediterrânicas de Castro Verde, através das artes, dos sabores e da maneira de ser e estar do Alentejo e de intercâmbios com outras culturas do Mediterrâneo.

Além de concertos, bailes e teatro de rua, o festival, que dispõe de um café, um restaurante e uma esplanada mediterrânicos e uma feira do livro, inclui oficinas de danças e instrumentos de percussão, exposições, residências artísticas e cante alentejano.

No dia 14, o programa inclui o concerto do grupo Campaniça Trio e o espetáculo da “7Luas.Orkestra.20°”, projeto criado para celebrar os 20 anos do Festival Sete Sóis Sete Luas.

No sábado, dia 15, às 16h00, a cantora, acordeonista e concertinista portuguesa Celina da Piedade faz a pré-apresentação do seu primeiro álbum, em concerto marcado para o Cineteatro Municipal.

Às 21h30, de novo no Anfiteatro Municipal, será a vez do espetáculo dos espanhóis La Banda Del Pepo.

A partir das 23h00, o espetáculo vem para a rua, com as performances «Incêndio!» e «Dino2», da companhia de teatro espanhola L`avalot.

A mesma companhia voltará a surpreender no domingo, dia 16, às 19h00, com o espetáculo «Tikiterium», que levará seis “tikis” (bonecos gigantes) em desfile pelo espaço do festival e acompanhados por música.

 

Concertos-baile pela noite dentro

O Festival inclui ainda concertos-baile, na Tenda Largo do Padrão. Assim, no dia 14, às 23h30, a música do baile estará a cargo dos portugueses «Monte Lunai», que combinam violino, contrabaixo, guitarra com percussão e ainda com clarinete, gaita-de-foles e didgeridoo.

No dia 15, às 23h30, será a vez dos madrilenos «Martina quiere bailar», um quinteto acústico com dois violinos, um acordeão diatónico, guitarra e percussão.

Pela noite dentro, à 1h30, será a vez da festa FolkyTrad, com o português Dj Mati@s.

No domingo, 16, às 16h30, a fechar os bailes, será a vez de a música ficar a cargo do Duo SeSam, formado pelo galego Sérgio Cobos e pelo português Samuel Santos.

 

Pintura e fotografia mostram-se

Mas o Festival Planície Mediterrânica, em Castro Verde, inclui também exposições. Assim, «Síria: três olhares», com fotografias de Santiago Macias, Pedro Barros e Rui Tremoceiro, «L`Homme dans tous ses états», do pintor marroquino M. Bouzoubaa, «Regresso às Origens», do artista plástico francês Moss, «L`Acte Fotographique – le dialogue», do fotógrafo grego Konstantinos Ignatiadis, «A Preto e Cal», uma instalação de Vanda Palma, a «Coletiva de Pintura e Escultura», são as exposições que podem ser vistas ao longo dos três dias.

 

Conheça aqui toda a programação.

 

 

Comentários

pub