Festival “Obrigado Portugal” terá palco alimentado a energia solar

O Festival “Obrigado Portugal”, que está de volta, entre 27 e 29 de setembro, no Sítio das Fontes de Estômbar […]

O Festival “Obrigado Portugal”, que está de volta, entre 27 e 29 de setembro, no Sítio das Fontes de Estômbar (Lagoa), terá um palco alimentado por um gerador solar e um sistema de energia cinética, tornando-se assim no primeiro palco a energia solar em Portugal.

Esta inovação é uma ideia da associação sem fins lucrativos “Ideias Com Sol Portugal”, que este ano organiza o festival. A missão da associação é criar sinergias entre pessoas de diferentes culturas e experiências multidisciplinares, impulsionando e enaltecendo a qualidade de Portugal em todas as suas vertentes.

«O festival nasceu de uma iniciativa da comunidade estrangeira como forma de homenagem aos seus anfitriões. Estrangeiros e portugueses de mãos dadas na promoção do que de melhor se faz no país e apelando ao intercâmbio cultural. O evento foi o mote para uma maior cooperação entre a comunidade estrangeira e portuguesa que ao caminharem de mãos dadas poderão dar passos maiores em direção ao futuro», explica a organização.

A paisagem natural do Sítio das Fontes de Estômbar (Lagoa) volta a ser o cenário escolhido para o evento. No festival, estarão representados o artesanato, a música, o teatro e a gastronomia de vários países, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecerem, apreciarem e disfrutarem dos sabores e artes nacionais e internacionais que habitam em conjunto na região, fazendo com que sintam orgulho neste Algarve multicultural.

As bandas que terão a oportunidade de fazer parte deste marco já estão confirmadas. assim, no primeiro dia do festival, dia 27, a noite é de Jazz com Nata com Carlos Barreto, Beatriz Portugal, Desidério Lázaro, Verónica Monteiro Trio Jazz, Louis Edlinger e Born 5TET.

No dia 28, a animação continua aos ritmos Rock à la Creme com Paus, Nicotine Orquestra, The Mad Cats, Neo’s Dream, The Upper Crusties e Nome.

No dia 29, o evento encerra com uma noite de Worldmusic com Chilli que contará com a atuação de Melech Mechaya, One Love Family, Beto Kalulu,  Orlando Santos, The Bagattels e Jackie O’Grady.

O festival volta a trazer grandes surpresas e este ano será possível assistir a um casamento simbólico que terá lugar no último dia do evento. “O casal já está escolhido e é representante do ambiente multicultural que se vive no Algarve, o resto é surpresa”, adianta a organização.

O recinto abre portas ao público entre as 16h00 e a 1h00. Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos em www.ticketline.pt e durante o mês de setembro na Galeria Arte Algarve da Adega de Lagoa. O bilhete diário tem um custo de 8 euros e o passe para os três dias de 20 euros. Com o bilhete são oferecidos dois pastéis de nata, “um para comer e outro para partilhar”.

 

Exposição de arte em homenagem ao Intercâmbio Cultural

A Iniciativa Obrigado Portugal, em conjunto com a Associação Ideias com Sol Portugal, responsáveis pela organização do festival, inauguram no próximo dia 4 de setembro, pelas 18h00, a exposição “Um Tributo ao Intercâmbio Cultural” na Galeria Arte Algarve, a única Adega da Cooperativa do Algarve, situada em Lagoa, que celebra agora 65 anos.

A exposição antecipa o festival e conta com a colaboração de artistas de vários países do mundo, todos com uma ligação especial a Portugal. Entre muitos dos sonantes nomes dos artistas encontram-se Martine Vaugel, Pierre de Chevillye, Harry Klunder, José Delgado, Dimitrios Mantzavrakos, Paul Schneider, Antonio Villares Pires entre outros.

A festa da inauguração será acompanhada por música ao vivo e surpresas artísticas e culinárias.

 

Comentários

pub