Estudo da memória local inspira curso no Museu do Trajo de São Brás

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel vai acolher o curso de formação «Legitimar Memórias Locais: entre Cartografias […]

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel vai acolher o curso de formação «Legitimar Memórias Locais: entre Cartografias e Utopias» nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, que irá debruçar-se sobre «o estudo da memória como fonte de conhecimento dos territórios, das suas gentes e dos processos socioculturais em curso».

Esta formação é destinada a «profissionais e investigadores com interesse no estudo participativo das memórias locais, independentemente da sua área de formação ou de atividade, mas estará especialmente orientado a profissionais de museus, património, organizações culturais e de desenvolvimento local», revelou o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, que promove o curso.

O curso divide-se em duas partes com três módulos cada. Na primeira parte, os módulos são: «UNESCO e o Património Cultural: a construção de uma categoria sociocultural evolutiva»; «Formas de copresença, coprodução e coautoria de patrimónios locais»; e «Património e memória: diálogos transversais».

A segunda parte começa com o módulo «Cartografia das memórias versus cartografia dos saberes: metodologias de atuação para um desenvolvimento integrado» e continua com um «exercício de patrimonialização de memórias locais», com os temas «Identificação de imagens, sons ou processos geradores de identidade», «Patrimonialização: entre o (re)conhecimento, a (re)significação e a descodificação» e «Construção do “Livro das memórias”». O curso acaba com uma reflexão final.

Dentro do CES, a iniciativa partiu do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquiteturas (CCArq), e a iniciativa é promovida em conjunto com o Movimento Internacional para a Nova Museologia (MINOM).

O objetivo do curso é, segundo a organização, «implementar ferramentas de ativação de saberes e de legitimação de processos/valores patrimoniais locais, visando o desenvolvimento centrado no acesso ao conhecimento plural que coexiste nos territórios». A coordenação está a cargo de Lorena Sancho Querol e Pedro Pereira Leite, do CES.

As inscrições são limitadas a 20 participantes, já estão abertas e custam 120 euros, com descontos de 30 por cento para associados do MINOM, ICOM, ICOMOS e da associação In Loco. Os interessados deverão efetuar a sua inscrição no site da iniciativa até ao dia 20 de setembro.

Comentários

pub