EB 1 da Coca Maravilhas recebe “Maior Aula de Judo”

O judoca olímpico Nuno Delgado apresentará amanhã na EB 1 da Coca Maravilhas, a partir das 17h30, o projeto “Maior […]

O judoca olímpico Nuno Delgado apresentará amanhã na EB 1 da Coca Maravilhas, a partir das 17h30, o projeto “Maior Aula de Judo vai à tua Escola”, que decorrerá ao longo do presente ano letivo neste estabelecimento de ensino.

Entre 1 de outubro e 30 de junho, terá lugar uma vez por semana um “Bloco de Judo” com 45 minutos de duração, dirigido de três em três meses às turmas do 2º, 3º e 4º ano da Escola, respetivamente, numa ação que inclui também a componente da formação cívica, com workshops no âmbito da alimentação saudável, hábitos de higiene, cidadania e responsabilidade ambiental.

Este projeto de judo único em Portimão visa “formar campeões para a vida” e estará a cargo da equipa técnica do Judo Clube de Alvor Ti-Té, que se associou à Escola de Judo de Nuno Delgado, cujo principal propósito é divulgar a modalidade e os seus valores.

 

Formação desportiva e cívica

 

Os “Blocos de Judo” consistem num programa trimestral de formação cívica e desportiva, no âmbito curricular, em escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e respetivos agrupamentos localizados em zonas sociais de risco, proporcionando um primeiro contacto com a modalidade e seus princípios e valores, os quais se deverão aplicar no dia-a-dia dos jovens envolvidos.

Para além de proporcionar aos praticantes uma boa performance desportiva e a necessária qualidade técnica, o método permite resultados ao nível da formação de caráter e valores cívicos, com repercussões na comunidade envolvente, combatendo desse modo o sedentarismo precoce e a ausência de valores morais.

Tudo começou em abril de 2011 com a “Maior Aula de Judo”, iniciativa de caráter regional integrada no movimento cívico Achieve, Collect & Give Back, que defende que a educação física só é verdadeiramente eficaz quando baseada no princípio do uso mais adequado da energia física e mental, e que juntou na Alameda da República, em Portimão, largas centenas de participantes.

A “Maior Aula de Judo vai à tua Escola” resulta de uma parceria entre a Escola de Judo de Nuno Delgado, a Câmara Municipal de Portimão, o Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão e a cadeia de supermercados Lidl, espaço comercial onde podem ser adquiridas pulseiras do projeto, ao custo unitário de 2 euros, cujo valor servirá para que a instituição dirigida por Nuno Delgado ajude outras crianças carenciadas, formando mais campeões para a vida.

Comentários

pub