E agora, um ano depois, o Sul Informação

O Sul Informação faz hoje um ano de vida! O nosso jornal – e digo nosso porque o Sul Informação […]

O Sul Informação faz hoje um ano de vida! O nosso jornal – e digo nosso porque o Sul Informação é um jornal produzido por uma equipa de jornalistas e tem sido acarinhado por muitos milhares de leitores, por isso é, verdadeiramente, nosso – cresceu muito neste primeiro ano de vida.

Neste ano, fomos lançando novos temas, novas histórias, novos produtos e conteúdos. Nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, o Sul Informação já é o jornal regional do Algarve e Baixo Alentejo com mais fãs, estando já com cerca de 4200 fãs.

No domingo, alcançámos mesmo 151.300 pessoas e tivemos 8394 pessoas a falar de nós e das nossas publicações, no Facebook. É claro que foi um dia um pouco anormal, devido ao grande incêndio do Retail Park de Portimão. Mas a média de alcance do Sul Informação no Facebook situa-se, todos os dias, nas 25.000 pessoas, o que prova bem o interesse que o nosso trabalho desperta.

Tal como aconteceu em muitas outras ocasiões, como nos incêndios de Tavira e São Brás ou, mais recentemente, no incêndio do Retail Park de Portimão, os nossos leitores sabem que, se algo acontecer no Algarve e Baixo Alentejo, o Sul Informação está lá e dá a informação em primeira mão. A qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana.

O Sul Informação é um jornal online e provavelmente assim se vai manter, apesar de haver quem continue a perguntar-nos: «então e para quando o jornal a sério, de papel?». O Sul Informação é um jornal online, para já apenas na internet, e é um jornal a sério. Basta ver não só o grau de notoriedade que já conseguimos neste ano de vida, entre os nossos leitores, como também a quantidade de vezes que o nosso jornal tem sido citado em órgãos de comunicação nacionais – jornais e rádios. E a quantidade de vezes em que, embora não nos citando, alguns desses órgãos usam o nosso trabalho…

Enquanto jornal online, o Sul Informação atingiu já uma média de 5000 leitores diários, uma meta que, há um ano, tínhamos definido como possível de atingir em três anos. Mas conseguimo-lo em apenas um ano.

Essa média, no entanto, é frequentemente sujeita a picos de audiência, que já atingiram mesmo os 16 mil visitantes únicos diários, como aconteceu nos dias de julho em que a Serra do Caldeirão foi devorada pelos violentos incêndios.

O facto de estarmos sempre na linha da frente, em reportagem, publicando conteúdos – textos e imagens – produzidos pelas nossas próprias equipas de reportagem marca a diferença no panorama da comunicação social regional.

No Sul Informação todos os dias há reportagens, artigos, entrevistas, crónicas, imagens, produzidas pela nossa própria equipa e não simplesmente fornecidas por um qualquer gabinete de comunicação de uma Câmara ou de uma empresa.

Ao longo deste primeiro ano de vida, concluímos o processo de registo do Sul Informação na Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) e demos os primeiros passos no processo de candidatura do nosso projeto ao IEFP e ao Proder, sempre com o precioso apoio do CRIA, a Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Ao longo deste primeiro ano de vida, o Sul Informação teve o privilégio de ser o parceiro de comunicação (media partner) de inúmeras iniciativas de relevo no Algarve, desde a Semana Académica da Universidade do Algarve, a eventos ligados ao empreendedorismo (como as Beta Talk ou o Ignite Algarve), a Noite dos Investigadores, as Jornadas Europeias do Património, a Feira Medieval de Silves, provas desportivas, e tantos, tantos outros eventos.

Tudo isso tem contribuído para reforçar a imagem do Sul Informação junto do público mais jovem e mais atento, dos 25 aos 55 anos, com maior poder de compra e se interessa pelo que de novo e criativo vai acontecendo.

Hoje, para assinalar o 1º ano de vida, temos algumas novidades: lançamos o primeiro de vários agregadores de notícias (uma espécie de micro-site), que reúne as notícias de Desporto num único espaço, disponível em http://desporto.sulinformacao.pt. Para lá chegar, basta clicar no separador Desporto na barra superior da nossa homepage. E com um clique fica logo a saber tudo o que de mais recente publicámos sobre Desporto, bem como terá acesso a outros conteúdos, nomeadamente as classificações do futebol. Poderá ainda ter acesso a galerias fotográficas relativas ao Desporto ou a opinião também relativa a este tema. É um agregador de notícias que ainda está em construção e em melhoramento. Em breve teremos mais novidades, para outros temas, como Cultura e Espetáculos e ainda Ciência, entre outros.

Lançámos também hoje o primeiro anúncio em pop-up (da Noite dos Investigadores), um novo produto que oferece outras possibilidades aos nossos anunciantes e parceiros comerciais. Mas não vamos ficar por aqui e nas próximas semanas e meses haverá mais novidades!

Este não é um primeiro aniversário assinalado com uma festa de arromba, mas os tempos não estão para isso. Preferimos comemorar lançando novos produtos para os nossos leitores. A festa virá depois. Ou é feita todos os dias, a todas as horas, sempre que os nossos leitores leem uma notícia ou veem uma foto, a comentam ou partilham.

E agora, um ano depois, o Sul Informação é um “filho” partilhado de que me orgulho particularmente.

Assim como considero um privilégio trabalhar com pessoas tão extraordinárias como o Hugo Rodrigues, o Nuno Costa, o Carlos Filipe de Sousa, o Armindo Vicente, a Mariana Soares, o Pedro F. Guerreiro, jornalistas que integram a equipa e tão generosamente têm contribuído para o sucesso deste nosso projeto.

Ou ainda de poder contar com a colaboração do Aurélio Cabrita, do Jorge Rocha, do Luis Azevedo Rodrigues, do Jack Soifer, do Nuno Loureiro, do Gonçalo Gomes, da Ana Carla Cabrita. Ou da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM).

Ou com a competência do Bruno Carlos (da Flesk Telecom) e da equipa da Nova Página, e de tantos outros que, de forma generosa e com toda a competência, têm contribuído para tornar o Sul Informação o pequeno/grande jornal que hoje é.

E não poderia esquecer aqui, ao fim deste primeiro ano de vida, todos os meus amigos, alguns deles apenas virtuais, mas sempre muito presentes, que nos têm apoiado, partilhando o nosso site e as nossas notícias, comentando, criticando, enviando informações e fotos, ou, simplesmente (mas tão importante!) lendo o Sul Informação!

Obrigada, do fundo do coração, a todos!!!!

 

Elisabete Rodrigues, jornalista, co-fundadora e diretora do Sul Informação

 

 

Comentários

pub