Concursos para recuperação de casas ardidas devem ser lançados este mês

Os concursos para recuperação de casas ardidas na Serra do Caldeirão devem ser lançados ainda este mês, conforme ficou combinado […]

Os concursos para recuperação de casas ardidas na Serra do Caldeirão devem ser lançados ainda este mês, conforme ficou combinado com a secretaria de Estado da Segurança Social. Os municípios de São Brás de Alportel e Tavira estão a ultimar os Planos de Ação, que ainda terão de ser validados pela Segurança Social, o trâmite que falta para o lançamento do procedimento.

Ambas as autarquias fizeram o trabalho de casa e deixaram tudo pronto a avançar. As equipas para elaboração do plano de ação já foram constituídas, com a participação dos parceiros privados que também assinaram os CLDS em agosto e também já está concluída a parte técnica, ou seja, a elaboração e projetos e os respetivos cadernos de encargos.

As perspetivas dos presidentes das Câmaras de São Brás e Tavira, António Eusébio e Jorge Botelho, em declarações ao Sul Informação, é conseguir ter os planos de ação, exigidos nos CLDS, validados ainda este mês, para proceder ao lançamento do concurso. «O mais tardar, teremos os concursos lançados nos primeiros dias de outubro», acrescentou Jorge Botelho, falando sobre o seu município.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento assinados em agosto têm um valor de referência de 300 mil euros, para ambos os municípios. Uma verba que anda muito perto da quantificação dos valores necessários para recuperar seis casas, já feita em Tavira. «A nossa estimativa aponta para que sejam necessários cerca de 295 mil euros, mas só depois do resultado dos concursos é que teremos um valor final», revelou o autarca tavirense.

Já em São Brás, onde é preciso recuperar 20 edifícios, as estimativas feitas pela autarquia apontam «para um valor a rondar o meio milhão de euros», segundo António Eusébio. Também aqui tudo depende do resultado final do concurso que será lançado para recuperar as casas.

Comentários

pub