Concertos e Masters Classes mostram música medieval, renascentista e barroca em Loulé

Mais uma edição do Encontro de Música Antiga de Loulé vai decorrer de 29 de setembro a 13 de outubro, […]

Mais uma edição do Encontro de Música Antiga de Loulé vai decorrer de 29 de setembro a 13 de outubro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Loulé .

Neste XIV Encontro, o Convento de Santo António recebe três espetáculos que irão trazer solistas e grupos que pretendem divulgar o repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII.

O evento arranca com a música medieval dos Aquitania, a 29 de setembro, num concerto que transporta o espetador através de uma viagem colorida e multicultural pela Idade Média.

Será um espetáculo alegre e integral com uma dezena de instrumentos históricos medievais que interpretam danças instrumentais, canções festivas dedicadas ao amor, aos milagres e à dança.

Este grupo pretende, através do seu repertório, configurar uma ampla visão do mundo e da cultura da Idade Média. Com este objetivo, o grupo elabora uma cuidada seleção de temas da cultura popular, que tiveram o seu esplendor na Europa dos séculos XIII e XIV.

Da sua discografia faz parte o trabalho “Cantigas, danzas y Romanças de la Vieja Europa”, lançado em 2010. Tem participado em diversos festivais na Europa, em especial em Espanha.

O grupo é constituído por Julieta Viñas (voz soprano e pandeiros), Emilio Villalba (harpa gótica, alaúde medieval, cítola, viola de teclas e rabel), Juan Manuel Rubio (vielle, viola de roda e alaúde medieval) e Elena Escartín (flautas de pico).

Por seu lado, o grupo Seldom Sene sobe ao palco a 6 de outubro para apresentar o espetáculo “El Aire se serena”, dedicado à música das cortes e catedrais espanholas do século XVI.

O quinteto internacional de flautas de bisel teve início em Amesterdão, em 2009. As cinco intérpretes partilham da mesma paixão: a interpretação de música tanto antiga como de vanguarda, ao mais alto nível técnico e expressivo. Todas elas contam com uma grande experiência profissional e são especialistas en campos muito diversos, o que facilita o intercâmbio de ideias e a inspiração mútua.

O nome do grupo nasce de uma das fantasias sobre a melodia do canto plano “In Nominé”, do compositor inglês Christopher Tye. Seldom Sene é uma composição breve mas cheia de beleza, precisão e originalidade, que flui tranquila e consonante no início, para adquirir mais tarde uma considerável complexidade. Técnica e expressividade unidas resumen a razão de ser deste quinteto.

As componentes do grupo são originárias de Espanha, Alemanha, Reino Unido e Holanda, e conheceram-se durante os seus estudos no Conservatório de Amesterdão. Todas elas são elementos do sexteto de flautas renascentistas The Royal Wind Music, un conjunto único fundado por Paul Leenhouts, em 1997.

O conjunto conta com uma impresionante coleção de mais de quarenta instrumentos que variam desde flautas renascentistas de Bob Marvin e Francesco LiVirghi, até às flautas barrocas e modernas. Receberam vários prémios e atuaram em França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Áustria e Portugal.

Para dia 13 de outubro, pelas 21h30, está previsto o concerto de encerramento deste Encontro de Música Antiga, com a atuação conjunta do Ensemble de Alaúdes do Conservatório Regional de Évora- Eborae Mvsica (alunos da professora Helena Raposo) e Ensemble de Flautas de Loulé do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé (alunos do professor Francisco Rosado).

Neste momento, irão interpretar peças para consort do Renascimento e do Período Barroco.

O Ensemble de Alaúdes do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica surgiu em 2011, da vontade da professora e dos alunos da classe de Alaúde deste conservatório fazerem música de conjunto com os seus instrumentos e com peças da época.

Desta forma e durante este ano letivo, o Ensemble já se apresentou em concerto nos 1001 Músicos no Centro Cultural de Belém, em outubro 2011.

No passado mês de abril de 2012 foi agraciado com uma Menção Honrosa no Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga, na categoria de Música de Câmara, que se realizou em Linda-a-Velha.

O Ensemble de Flautas de Loulé foi constituído em dezembro de 1994, por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado.

Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste concelho. Tocou em dezenas de concertos e em momentos musicais integrados no Festival MED de 2008, 2009, 2010 e 2011, bem como no Festival Clássica em Cacela de 2009.

Alguns elementos do grupo participaram em master classes lecionadas por destacados flautistas – Bart Spanhove, Paul Lenhouts, Pamela Thorby, Kerstin de Witt, Dorothee Oberlinger, Peter Holtslag – quer a nível da música de consort, quer a solo.

Todos os concertos têm início às 21h30. O preço dos bilhetes é de 5 euros.

 

Masterclass com flautista espanhola

 

A 7 de outubro, o Centro de Expressão Artística do Município de Loulé recebe um masterclass para consorts de flautas, orientado por María Martinez Ayerza.

Flautista espanhola, frequentou o curso de Estudos Musicais em Cuenca, Sevilha e Amesterdão, onde obteve o bacharelato e mestrado em Música. É também licenciada em Musicologia, pela Universidade de Amesterdão.

Desde 2001, María faz parte do conjunto de flautas renascentistas The Royal Wind Music.

Atualmente é membro da direção artística e técnica deste grupo, com quem gravou diversos trabalhos, com presenças na rádio e televisão e atuações na Europa e Estados Unidos.

É cofundadora do trio EroDynamic, um grupo interessado no repertório medieval e de vanguarda e na integração dos seus elementos visuais e teatrais. Em 2009 iniciou o quarteto de flautas Seldom Sene, dedicado à interpretação de música renascentista, barroca e de vanguarda.

É professora de flautas no Royal College of Music de Londres e coordenou cursos em Espanha, Holanda e Bélgica. Desde 2001 é responsável pelo programa educativo “The Royal Wind Music Academy” no Conservatório de Amesterdão.

Promove regularmente espetáculos dirigidos a crianças com idades entre o 0 e 6 anos, em colaboração com a Fundação Momentos Memoráveis, em Amesterdão. É ainda membro do conselho de redação de Blokfluitist, a única revista em holandês dedicada exclusivamente à flauta de bisel e faz parte da direção do festival e concurso Open Recorder Days Amsterdam.

O custo de participação neste masterclass é de 25 euros. Inscrições e informações através do email [email protected] (Francisco Rosado).

O Encontro de Música Antiga de Loulé consolidou-se e é hoje um dos raros exemplos de iniciativa cultural nacional exclusivamente dedicada à música da Idade Média ao Período Clássico, e um dos eventos culturais de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé.

Comentários

pub