Cineclube de Faro traz filmes europeus premiados ao Algarve

Faro vai ser um dos anfitriões da ação de promoção deste ano do Prémio Lux de Cinema Europeu, no seguimento […]

Faro vai ser um dos anfitriões da ação de promoção deste ano do Prémio Lux de Cinema Europeu, no seguimento de um convite feito pelo Parlamento Europeu ao Cineclube de Faro. Estes prémios, estabelecidos em 2007, premeiam os melhores feitos na União Europeia e o público algarvio vai ter a oportunidade de conhecer os filmes vencedores das 5 edições do Prémio Lux, num ciclo que vai decorrer no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

O Cineclube de Faro envolveu a universidade algarvia na ação de promoção e organizou o Festival Lux, que começa já no dia 2 de Outubro, com a exibição do primeiro filme a receber este prémio, a obra «Do Outro Lado», de Fatih Akin. Segue-se «O Silêncio de Lorna», dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (dia 4), «Welcome  Bem-vindo», de Philipe Lioret (dia 11), «A Estrangeira», de Feo Aladag (dia 18) e «As Neves do kilimanjaro», de Robert Guédiguian (dia 25).

Filmes que serão um aguçar de apetite para a edição deste ano do Prémio Lux, que conta com o filme português «Tabu», de Miguel Gomes, entre os 3 finalistas da competição. Todos os filmes deste ciclo são exibidos no Grande Auditório das Gambelas da UAlg, às 21h30.

Comentários

pub