Cientista galardoado com Prémio Nobel da Química participa em workshop em Tavira

Venkatraman Ramakrishnan, galardoado com o Prémio Nobel da Química em 2009, é um dos peritos que participam, até amanhã, dia […]

Venkatraman Ramakrishnan, galardoado com o Prémio Nobel da Química em 2009, é um dos peritos que participam, até amanhã, dia 4, no workshop internacional que está a decorrer no Hotel Vila Galé-Albacora, em Tavira.

O Workshop Internacional conta com a participação de mais de uma centena de investigadores de 23 países e destina-se a promover um debate de ideias sobre os avanços da Biologia do RNA.

O evento é organizado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), em conjunto com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB).

O Workshop conta com a presença de nomes importantes nesta área de investigação, como é o caso do Professor Doutor Venkatraman Ramakrishnan, galardoado com o Prémio Nobel da Química em 2009, pelos estudos desenvolvidos acerca da estrutura e função do ribossoma.

A biologia do RNA tem implicações para o estudo de muitas doenças, bem como na compreensão da regulação da expressão genética e na evolução. Recentemente, as ribozimas, miRNA, siRNAs, e muitos outros tipos de RNA não codificantes funcionais, foram descobertos e há estudos que indicam que o RNA regula a expressão da informação genética, desempenhando um papel importante no controle do metabolismo.

Este Workshop é igualmente um meeting satélite do Congresso da FEBS/ IUBMB subordinado ao tema  “From Single Molecules to Systems Biology”, que decorrerá em Sevilha, entre os dias 4 e 9 do mesmo mês.

Comentários

pub