CCDRA vai levar energias renováveis à Noite dos Investigadores

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) também se vai juntar à Noite dos Investigadores, que vai […]

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) também se vai juntar à Noite dos Investigadores, que vai ter lugar na próxima sexta-feira no Ria Shopping, em Olhão e nos Centros de Ciência Viva de Faro e Lagos. A entidade pública vai centrar a sua participação no tema «Energias renováveis no contexto Europeu», para enriquecer o já apelativo programa do evento.

O mote da participação da CCDRA nesta iniciativa é «O saber não tem idade», uma vez que em 2012 se comemora o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional.

«Para além de uma exposição de publicações, posters e fotografias de projetos co-financiados pela UE neste domínio serão propostas atividades práticas para todas as idades: cozinha solar, construção de uma “central eólica” (moinhos de vento), jogos e passatempos sobre o tema do ano europeu e sobre a Estratégia 2020 para o ambiente», revelou a CCDRA num comunicado.

«O público poderá, ainda, contactar os cientistas presentes nas tertúlias e palestras das quais destacamos “O Forno solar” (Prof. Celestino Ruivo/UALG) e “As Lâmpadas LEDS: o que são?” (Eng. Hugo Rodrigues/AREAL) e participar nas diversas atividades oferecidas no espaço dos expositores», adiantou.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da União Europeia realizada uma vez por ano e em simultâneo em mais de 200 cidades de 30 países da Europa. O evento é organizado, na nossa região, pela Universidade do Algarve, os Centros de Ciência Viva do Algarve e o Ria Shopping.

Este acontecimento anual tem como objetivo aproximar o cidadão comum do mundo da ciência, proporcionando aos visitantes um maior contacto com laboratórios e centros de pesquisa, bem como acesso a informação sobre projetos e programas de investigação, com destaque para os que a União Europeia apoia.

Comentários

pub