Castelos de Paderne e de Aljezur vão ter os primeiros audioguias dos monumentos no Algarve

Os castelos de Paderne e Aljezur vão passar a dispor de audioguias, os primeiros dos monumentos no Algarve. Esta a […]

Os castelos de Paderne e Aljezur vão passar a dispor de audioguias, os primeiros dos monumentos no Algarve. Esta a principal novidade das Jornadas Europeias do Património (JEP) na região, que se comemoram de 28 a 30 de Setembro, revelou ao Sul Informação a diretora regional de Cultura.

Os audioguias são disponibilizados para já apenas em português, mas Dália Paulo anunciou que «até agosto do próximo ano», deverão ser também oferecidos em inglês, castelhano e alemão.  A versão que já está mais adiantada é a inglesa, que deverá estar pronta a ser disponibilizada «no início do próximo ano».

Os audioguias, que poderão ser descarregados do site da Direção Regional de Cultura do Algarve e das páginas das Câmaras de Albufeira (Paderne) e Aljezur e ainda da Associação de Defesa do Património Histórico-Cultural de Aljezur, serão lançados oficialmente com duas visitas naqueles monumentos nacionais encenadas pelo cantor e ator Afonso Dias. A primeira das visitas encenadas está marcada para dia 28, em Paderne, seguindo-se no dia seguinte, em Aljezur, sempre às 18h30.

«Escolhemos essa hora porque ainda há luz, mas já é entardecer, e é uma luz mágica», explicou a diretora regional.

Os audioguias contam a história e as histórias dos dois castelos, com textos de Natércia Magalhães, técnica superior da própria DRCAlg, e locução feita por radialistas da Rádio Universitária do Algarve (RUA). Aliás, segundo sublinhou Dália Paulo, os audioguias resultam de várias parcerias estabelecidas pela direção regional, com a RUA, com as Câmaras Municipais de Albufeira e de Aljezur e ainda com a Associação de Defesa do Património de Aljezur.

«Trata-se de um serviço que vamos passar a oferecer ao público, de forma gratuita, para que as pessoas que visitam esses monumentos tenham informação. Se ninguém nos contar a história, a história não fica nas nossas memórias», acrescentou aquela responsável.

«Para já vamos testar estes audioguias, até para perceber se a versão portuguesa se presta a ser traduzida sem problemas para as outras línguas, nomeadamente para inglês».

As duas apresentações dos audioguias, denominadas «Leituras encenadas para o Futuro da Memória», são apresentadas como «espetáculo síntese que recupera memórias lendárias e referências histórico-arqueológicas sobre o castelo e a vila» de Paderne e de Aljezur. A entrada é gratuita.

 

Coreografar a memória da Ermida de Guadalupe

 

Mas as Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema, em Portugal, «O Futuro da Memória», apresentam muitas outras novidades.

Na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, também monumento nacional, situada perto da Raposeira (Vila do Bispo), há uma atividade que começa com as Jornadas e se prolonga pelos dois meses seguintes. Trata-se do projeto de dança da coreógrafa e bailarina Maria Alcobia, do LAC (Laboratório de Artes de Lagos), que vai trabalhar com a população sénior do concelho de Vila do Bispo.

«A coreografia vai ser baseada nas memórias dos participantes, que estão a ser recrutados entre os mais idosos do concelho. Depois de trabalharem durante dois meses, esse espetáculo será apresentado em Guadalupe, numa performance que será aberta a todos.», disse a diretora regional de Cultura.

«Desde há um ano e meio que as técnicas da Fortaleza de Sagres têm feito um trabalho prévio de afetividade e de aproximação a estas pessoas, o que torna mais fácil o trabalho da Maria Alcobia», explicou.

A coreografia e todo o trabalho que tem estado a ser desenvolvido à volta da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe pretende, de acordo com Dália Paulo, «promover a ligação da população com este monumento que foi vedado a uma visita livre do público. É preciso voltar a ligá-lo à comunidade, até recuperando as memórias que essa comunidade tem do monumento, levando-a a participar».

 

Noite de astros, sons e pré-História em Alcalar

 

Novidade será ainda a Noite na Pré-História, promovida nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, que são agora geridos numa parceria entre a DRCultAlg e o Museu de Portimão.

Aqui, a 29 de Setembro (sábado), haverá o já habitual e sempre popular Dia na Pré-História, que vai decorrer entre as 10 e as 17h00, uma recriação da vida de há 5000 anos, com entrada livre e atividades para toda a família.

Ma,s das 21h00 à meia noite, haverá uma novidade: a observação astronómica, com recurso a telescópios, dirigida por Francisco Ponceano, professor e um dos mentores do Clube de Astronomia da Escola Manuel Teixeira Gomes, que não se ficará apenas pelo espreitar dos astros mas ligará essa atividade com a própria história de Alcalar e dos seus túmulos milenares, construídos segundo a orientação dos astros e com ligação a cultos ancestrais dos mortos.

A contribuir para um ambiente algo mágico, haverá uma recriação musical com o Coral Adágio e instrumentos feitos a partir de matérias primas naturais, talvez as mesmas que os homens que habitaram Alcalar há 5000 anos usavam.

 

Teatro nos Monumentos

 

Do programa das JEP, na parte que é diretamente da responsabilidade da direção regional de Cultura, constam ainda os espetáculos de Teatro nos Monumentos, que vão levar o grupo Al-Masrah, de Tavira, a apresentar os seus trabalhos «As Leis Fundamentais da Estupidez Humana» e «Conta-me outros Fados», nas localidades onde existem os monumentos nacionais do Algarve (e às vezes nos próprios monumentos).

Assim, entre 24 de setembro e 23 de novembro, a Al-Masrah estará no Centro Paroquial de Paderne, no Teatro Municipal de Portimão, no Cinema Ossónoba de Estoi, na Fortaleza de Sagres, e na Ermida de Guadalupe. Em Estoi e em Portimão, a apresentação das peças é feita em colaboração com as respetivas Juntas de Freguesia.

«A escolha de uma ou de outra peça será feita consoante o espaço e os públicos», explicou Dália Paulo na sua entrevista ao Sul Informação.

No âmbito direto das Jornadas, estão previstas duas apresentações: uma no dia 23 de setembro, às 16h00, no auditório da Fortaleza de Sagres («As Leis Fundamentais da Estupidez Humana»), e outra no dia 28, às 22h00, no Cineteatro Ossónoba, em Estoi («Conta-me outros Fados»).

 

Conhecer e viver o património

 

Além de tudo o que já foi referido, a programação das JEP da responsabilidade da DRCultAlg inclui ainda uma exposição de fotografia de Sofia de Medeiros na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), o concerto «Encantamento», de flauta de bisel com Teresa Matias, em Guadalupe (dia 29, às 16h30), outro concerto, mas de tablas e percussão, com Niraj Kumar Sing e Vasco Ramalho, dia 30, às 17h30, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no interior da Fortaleza de Sagres, e um workshop de fotografia, dia 29, também na Fortaleza.

Todas as atividades das Jornadas Europeias da Cultura têm entrada livre e gratuita.

Ao todo, no Algarve, entre as iniciativas da responsabilidade da direção regional de Cultura e as das Câmaras e outras entidades, ao longo de três dias haverá «mais de 50 atividades a acontecer». «O que queremos é que as Jornadas sejam uma festa, de forma a tornar os monumentos lugares vivos, de afetos, onde se vai a uma festa».

«Em alguns casos, as Jornadas são também um pretexto, uma ocasião para dar a ver património que durante o resto do ano não está visível para o público», acrescentou Dália Paulo. Um exemplo disso? Em Loulé, no dia 28, às 10h30, o público em geral é convidado a participar numa visita orientada a documentos curiosos que existem no seu Arquivo Municipal.

O tema das JEP em 2012 – «O Futuro da Memória» – «entronca na própria Convenção de Faro, que liga a contemporaneidade ao património», sublinhou ainda a diretora regional de Cultura. Esta Convenção de Faro, assinada em 2005, é um instrumento do Conselho da Europa sobre o valor do património cultural que veio preencher uma lacuna no que toca à salvaguarda e preservação do património imaterial e da criação contemporânea.

 

Programa:

 

Estoi | Ruínas Romana de Milreu

 

Dias 28, 29 e 30 | 10h30 – 13h00 | 14-18h30 | Casa Rural

Histórias Cruzadas, uma exposição de obras de Sofia de Medeiros. Visita comentada à exposição.

Dia 28 |22h00 | Cine-teatro Ossónoba, Estoi

Conta-me outros Fados, espetáculo pelo grupo AL-MaSRAH Teatro, integrado no Ciclo Teatro nos Monumentos, a decorrer entre 23 de setembro e 24 de novembro em diversos Monumentos do Algarve.

 

 

 

Mexilhoeira Grande | Monumentos Megalíticos de Alcalar

 

Dia 29 | 10h00-17h00

Um Dia na Pré-História, uma recriação histórica com atividades para famílias: visitas comentadas aos monumentos e oficinas de olaria, tecelagem, «caça», adornos, recriando atividades quotidianas da comunidade pré-histórica que habitou em Alcalar no 3.º milénio antes da era cristã

 

Dia 29 | 21h00-24h00

Uma Noite na Pré-História, observação astronómica.

Sons da Noite, uma recriação musical a partir de instrumentos elaborados com matérias-primas naturais.

 

 

Raposeira | Ermida de N.ª Senhora de Guadalupe

 

Dia 29 | 16h30

Encantamento, recital da flautista de bisel Teresa Matias.

 

Dia 30 | 15h00

Apresentação de projeto de dança, com a coreógrafa e bailarina Maria Alcobia, dirigido à população sénior do município de Vila do Bispo.

 

Nota: participação no projeto mediante inscrição prévia junto dos serviços da Fortaleza de Sagres – telefone: 282620140; e-mail: [email protected]

 

 

Sagres | Fortaleza de Sagres

 

Dia 23 | 16h00 | Auditório

As Leis Fundamentais da Estupidez Humana, pelo grupo AL-MaSRAH Teatro, integrado no Ciclo «Teatro nos Monumentos», a decorrer entre 23 de setembro e 24 de novembro em diversos monumentos

 

Dia 29 | 9h30

Workshop de Fotografia. Na fotografia de paisagem percebemos o quanto o todo é indissociável, neste workshop vamos (re)aprender a forma como olhamos o que nos rodeia.

 

Nota: n.º de participantes máximo 12. Participação mediante incrição prévia junto dos serviços da Fortaleza de Sagres – telefone: 282 620 140; e-mail: [email protected]

 

Dia 30 | 17h30 | Igreja de N.ª Sr.ª da Graça

Viagem Sonora, concerto de tablas e percussão com Niraj Kumar Sing e Vasco Ramalho.

 

 

 

 

 

Paderne | Castelo de Paderne

 

Dia 28 | 18h30

Leituras Encenadas para o Futuro da Memória do Castelo de Paderne, encenação e leituras de Afonso Dias, com textos de Natércia Magalhães. Espetáculo síntese que recupera memórias lendárias e referências histórico-arqueológicas sobre o castelo e a vila de Paderne.

 

Aljezur | Castelo de Aljezur

 

29 Set | 18h30

Leituras Encenadas para o Futuro da Memória do Castelo de Aljezur, encenação e leituras de Afonso Dias, com textos de Natércia Magalhães. Espetáculo síntese que recupera memórias lendárias e referências histórico-arqueológicas sobre castelo e a vila de Aljezur.

 

Comentários

pub