Câmara de Alcoutim reduz custos na iluminação pública

A Câmara Municipal de Alcoutim está agora a avançar com mais projetos de melhoria da iluminação pública. O objetivo é […]

A Câmara Municipal de Alcoutim está agora a avançar com mais projetos de melhoria da iluminação pública. O objetivo é conseguir uma maior eficiência energética, reduzindo as despesas com a iluminação.

À semelhança do que tem vindo a acontecer noutras povoações do concelho, ao abrigo do contrato entre a Câmara Municipal de Alcoutim e a EDP, em Penteadeiros, Diogo Dias e Azinhal (freguesia de Martim Longo) as lâmpadas de mercúrios (brancas) vão ser substituídas pelas de vapor de sódio (amarelas), com uma maior eficiência energética. Nesta empreitada serão investidos cerca de 7.000 euros.

Também com vista à diminuição de custos com a iluminação pública, a autarquia alcouteneja vai proceder à instalação de reguladores de fluxo nas sedes de freguesia do concelho – Alcoutim, Martim Longo, Pereiro, Giões e Vaqueiros.

Os reguladores de fluxo permitem a redução dos níveis de luminância em períodos de menor atividade, sem qualquer risco para os munícipes. Anualmente prevê-se uma redução de cerca de 35% no consumo, representando uma poupança de cerca de 13.000 euros.

A colocação de reguladores de fluxo nas sedes de freguesia é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comentários

pub