Birdwatching atraiu jovens estudante de turismo à Rocha da Pena

A Câmara Municipal de Loulé promoveu ontem uma sessão de Birdwatching (Observação de Aves), na Paisagem Protegida Local da Rocha da […]

A Câmara Municipal de Loulé promoveu ontem uma sessão de Birdwatching (Observação de Aves), na Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, ex-líbris ambiental do interior do concelho, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Turismo, que teve este ano como mote “Turismo e Energia Sustentável – Potenciar o Desenvolvimento Sustentável”.

Nesta iniciativa, que nasceu de uma parceria com a Associação Almargem e com João Ministro, participaram cerca de 40 alunos de Turismo da Escola Profissional de Alte.

A ideia foi captar estes futuros guias turísticos para o turismo de natureza, sendo que o “Birdwatching” é uma das componentes que está a ser cada vez mais explorada na região algarvia.

Pela sua riqueza ambiental, o concelho de Loulé reúne excelentes condições para receber futuros turistas pelo que a os agentes locais estão a apostar forte em criar as estruturas necessárias para atrair mais visitantes interessados nesta área.

Nesse sentido, encontra-se em fase de implementação um conjunto de equipamentos de informação e apoio à prática da observação de aves, junto dos locais mais interessantes para esta atividade, tendo em conta as necessidades identificadas no estudo promovido pelo Turismo do Algarve sobre “Birdwatching” na região.

As zonas a intervir são a Rocha da Pena, Fonte da Benémola, Barranco do Velho, Cortelha e Vale da Rosa. Em cada local será definido um pequeno itinerário a percorrer com pontos de paragem e observação, e instalados equipamentos de informação, designadamente cinco painéis informativos, com mapa dos itinerários, pontos de paragem e aves a observar, dois painéis interpretativos da paisagem e dez placas informativas específicas sobre a avifauna.

Finalmente, serão instalados equipamentos de orientação e apoio à atividade como setas e postes de sinalização do itinerário e postos de observação (bancos e apoios para equipamento de observação).

Por outro lado, a Câmara Municipal de Loulé já lançou o Roteiro Ornitológico do Concelho de Loulé que tem sido de grande importância para quem se dedica a esta atividade turística.

Sendo um produto turístico com grande adesão por parte dos países do Norte da Europa, o “Birdwatching” é uma atividade em franca expansão no Algarve, sobretudo na chamada época baixa devido à presença das aves migratórias nesta época do ano, pelo que será importante para combater a sazonalidade que o turismo algarvio enfrenta.

Comentários

pub