Biblioteca de Silves lança campanha de recolha de malas para contar histórias

A Biblioteca Municipal de Silves lançou recentemente uma campanha de recolha de malas antigas. Esta ação, inédita no concelho, está […]

A Biblioteca Municipal de Silves lançou recentemente uma campanha de recolha de malas antigas. Esta ação, inédita no concelho, está inserida num projeto itinerante de mediação do livro e da leitura e da educação pela arte, a dinamizar no decurso do próximo ano.

A ideia será a de criar, dentro de cada mala, uma mini biblioteca centrada num tema específico e diferente de mala para mala e que apresentará aos seus públicos objetos e propostas de dinâmicas para exploração das potencialidades da leitura.

As malas serão levadas, pelas mãos de um mediador, a escolas e outras bibliotecas, associações, lares e outros lugares e instituições onde haja curiosidade e necessidade de as abrir e conhecer.

A bagagem é, assim, oferecida como material de leitura e de animação, e vai sendo construída a partir de cada mala que se abre, cada uma com conteúdos próprios e singulares, capazes de ficarem impressos na memória afetiva de cada viajante.

A proposta para se construir malas que contam histórias serve de exemplo para todos aqueles que, de alguma forma, acreditam que o mundo pode ser reinventado, que a imaginação é fonte para a criação e que o conhecimento se constrói solidamente quando está associado à emoção e ao prazer da descoberta.

Mais informações sobre o projeto “Malas que contam histórias” poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves, através dos telefones 282 440 800 | 282 442 112, ou do endereço de correio eletrónico: [email protected].

 

Comentários

pub