Associação Ideias do Levante promove laboratório de lingua gestual

A Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa, promove no dia 20 outubro um Laboratório de Introdução à Língua […]

A Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa, promove no dia 20 outubro um Laboratório de Introdução à Língua Gestual Portuguesa e à Cultura Surda, dirigido por Miguel Rodrigues.

História e evolução da Língua Gestual Portuguesa (LGP), variantes Gestuais, existentes em Portugal, alfabeto gestual, enunciação e questionamento do nome próprio, cumprimento diário, profissões e termos relacionados com elas e países, cidades e localidades são os conteúdos previstos.

Nesta formação, serão abordados alguns dos aspetos relativos à dita Cultura Surda, as vivências dos Surdos, enquanto elementos integrantes de uma Sociedade, as particularidades da Língua Gestual Portuguesa (LGP), enquanto “Primeira- Língua” dos Surdos, o Alfabeto Dactilológico, e, várias atividades interativas, relativas aos Gestos primeiros e quotidianos da LGP.

Miguel Rodrigues começou a sua aprendizagem na área da Língua Gestual Portuguesa (LGP), em 1996, na Associação Portuguesa de Surdos, onde frequentou todos os níveis existentes, à data.

Estagiou no Instituto Jacob Rodrigues Pereira, colégio relacionado com o Ensino de Surdos, parte integrante da Casa Pia de Lisboa. Tem colaborado, ao longo dos últimos anos, com várias Associações de Surdos do País e dado formação na área da divulgação da Cultura Surda e da LGP.

Esta formação decorrerá na sede da associação em Lagoa, encontrando-se limitada a um mínimo de seis participantes e a um máximo de 15 participantes.

A carga horária prevista totaliza as 6 horas distribuídas, pela manhã (10h00-13h00) e tarde (14h30-17h30) de sábado (20 de Outubro).

Custo da inscrição no laboratório: 30 euros (sócios) ou 35 euros (não sócios). A inscrição poderá ser efetuada através do site da associação ou, em alternativa, através do número 282010080, das 18h00 às 20h00, de segunda a Ssxta-feira (exceto feriados).

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Lagoa, da Freguesia da Lagoa, do Estorninho.biz, do Restaurante Gosto e da Inforarte.

 

Comentários

pub