ARS Algarve reduz 10,6 milhões de euros na despesa no primeiro semestre de 2012

A Administração Regional de Saúde do Algarve anunciou hoje uma diminuição da despesa em cerca de 10,6 milhões de euros […]

A Administração Regional de Saúde do Algarve anunciou hoje uma diminuição da despesa em cerca de 10,6 milhões de euros (13,42%) no primeiro semestre de 2012, comparativamente a igual período do ano anterior.

A ARS explica que «isto é o resultado de uma estratégia delineada pela instituição, ao longo dos últimos meses, focada num rigoroso controlo dos gastos e redução da despesa onde ela, por vezes, é supérflua, com o objetivo de alcançar o equilíbrio e a sustentabilidade financeira».

Após análise comparativa dos dados da execução orçamental do primeiro de semestre de 2012 em relação ao período homólogo do ano anterior, verificou-se um decréscimo significativo da despesa, nomeadamente na rubrica de compras, onde a ARS Algarve registou uma descida de 45,66%.

Nos fornecimentos e serviços, a despesa diminuiu com 34,51% e nos custos com pessoal com 18,55%.

Esta redução da despesa resulta de um «levantamento criterioso» que a ARS Algarve tem vindo a efetuar desde que o novo Conselho Diretivo tomou posse em finais de 2011, de modo a «identificar áreas ou setores onde se possam reduzir custos, reestruturar serviços, reorganizar procedimentos e potenciar a eficiência».

«O levantamento tem sido efetuado com a principal preocupação de não comprometer, nem colocar em causa, a qualidade e a acessibilidade da população algarvia à prestação de cuidados de saúde», salienta a ARS.

Em nota de imprensa, este organismo acrescenta que «a reestruturação e a reorganização dos serviços são factores inevitáveis, essenciais e estratégicos para a sustentabilidade da Saúde na Região do Algarve e é neste sentido a ARS Algarve pretende levar a cabo este processo através de uma conjugação estruturada, rigorosa e responsável entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Hospitalares».

Comentários

pub