Ana Passos representa PS no XX Congresso da Internacional Socialista Mulheres e no XXIV Congresso da Internacional Socialista

O Partido Socialista esteve representado, por Ana Passos, como secretária nacional do Departamento das Mulheres Socialistas, no XX Congresso da […]

O Partido Socialista esteve representado, por Ana Passos, como secretária nacional do Departamento das Mulheres Socialistas, no XX Congresso da Internacional Socialista Mulheres, que decorreu na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre 27 e 28 de agosto.

Este congresso, sob o tema “Solidariedade Internacional – Mulheres Trabalhando em Conjunto para Um Mundo Melhor para Todos”, contou com a participação de mulheres de cerca de 50 organizações de todo o mundo.

A Internacional Socialista Mulheres é uma organização internacional composta por 145 organizações de mulheres socialistas, social-democratas e trabalhistas de todas as partes do mundo, que já conta com 115 anos de existência.

Neste congresso foi eleito um novo Comité Executivo, tendo ficado como presidente Ouafa Hajji, da União Socialista das Forças Populares (USFP), de Marrocos, como secretária-Geral Marijj Laffeber, do Partido Trabalhista Holandês (PvdA) e onze novas vice-presidentes originárias de diversas zonas do globo.

A discussão dos diferentes painéis deu origem a três grandes resoluções intituladas “Solidariedade Internacional – Mulheres Trabalhando em Conjunto para Um Mundo Melhor para Todos”; “Violação como Arma ou Tática de Conflito Armado” e “Cuidad Juarez, 2012: Solidariedade Significa Combater Violência Contra as Mulheres”.

Ana Passos também integrou a delegação do PS ao XXIV Congresso da Internacional Socialista, que decorreu na Cidade do Cabo, entre 30 de agosto e 1 de setembro, sob o lema “Por Um Novo Internacionalismo e Uma Nova Cultura de Solidariedade”.

Esta delegação foi chefiada pelo secretário nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Assunção Ribeiro, e constituída pelo presidente do PS Madeira, Victor Freitas, e pelo líder do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, Carlos Pereira.

 

Nota: na foto, Ana Passos com a francesa Segolène Royale

 

Comentários

pub