AM de Loulé aprova verba para contruir lar de idosos no Ameixial

A celebração de um protocolo de cooperação entre a Casa do Povo do Ameixial e a Câmara de Loulé, com […]

A celebração de um protocolo de cooperação entre a Casa do Povo do Ameixial e a Câmara de Loulé, com vista à comparticipação da obra do Lar de Idosos do Ameixial, foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Loulé realizada na passada sexta-feira.

Trata-se um equipamento social integrado no POPH – Programa Operacional de Potencial Humano, e que se destina a 30 utentes daquela que é uma das freguesias mais envelhecidas do Algarve.

A obra tem um custo de 1.038.942,53 euros. A Autarquia irá comparticipar com 470.640,97 euros (43.681,58 euros atribuídos no ano de 2012 e 426.959,39 euros em 2013), a Segurança Social com 516.439,20 euros e a Associação com a restante verba. O terreno onde ficará instalado o Lar foi adquirido pela Câmara Municipal de Loulé.

Para o executivo municipal, “este antigo desejo da população local é um esforço enorme que a Câmara de Loulé está a fazer mas que não seria possível se a Autarquia estivesse numa situação de resgate”.

De acordo com o presidente da Câmara Seruca Emídio, este é o equipamento que falta para que todas as sedes de freguesia do Concelho tenham uma infraestrutura de apoio à terceira idade, depois de terem sido lançadas recentemente as empreitadas para a construção dos lares de idosos de Benafim e Tôr.

Já Abílio Sousa, presidente da Junta de Freguesia do Ameixial, sublinhou o facto de este equipamento vir “salvaguardar a teimosia daqueles que querem ficar na sua terra”.

Comentários

pub