Alcoutim vai passar a pagar refeições a todos os alunos do Ensino Básico

A Câmara de Alcoutim «vai abrir os cordões à bolsa» e passar a subsidiar as refeições de todos os alunos […]

A Câmara de Alcoutim «vai abrir os cordões à bolsa» e passar a subsidiar as refeições de todos os alunos dos três níveis de ensino básico das escolas do concelho.

O município do interior do Algarve torna-se, desta forma, «o único do país» a proporcionar este apoio social aos estudantes a seu cargo, anunciou o presidente da Câmara de Alcoutim Francisco Amaral à margem da inauguração oficial da Escola Básica Integrada de Martinlongo.

«Já disponibilizávamos refeições a alunos do 1º ciclo. Mas com as dificuldades que as famílias atravessam, decidimos abrir os cordões à bolsa, num esforço significativo da autarquia, para alargar também aos do 2º e 3º ciclo, algo que mais nenhum município do país está a fazer», disse Francisco Amaral.

Sendo uma região que sofre com o fenómeno da desertificação, Alcoutim não terá de disponibilizar tantas refeições como a larga maioria dos concelhos da região e do país, mas, curiosamente, conta com mais alunos nas escolas no ano letivo de 21012/13 que no ano passado.

«Todos os dias estão as regressar pessoas a Alcoutim. O desemprego é imenso em Lisboa e em Faro. Segundo as estatísticas do INE, Alcoutim é o concelho com menor taxa de desemprego do país», ilustrou o autarca.

Um fenómeno que se tem notado mais na sede de concelho, cujas escolas passaram a acolher mais crianças. Ainda assim, não as suficientes para ultrapassar a escola oficialmente inaugurada esta terça-feira na freguesia alcouteneja de Martim Longo, que serve cerca de 140 alunos do 1º,2º e 3º ciclo, os mesmos que acolheu no ano passado.

A referência a anos passados, numa escola que foi inaugurada agora, pode parecer uma gralha, mas a verdade é que alguns dos primeiros alunos deste estabelecimento já estarão neste momento na Universidade ou inseridos há muito no mercado de trabalho. É que a EBI de Martim Longo funciona desde 1999 ou seja, há 11 anos.

O hiato entre o início da utilização do edifício e a inauguração oficial não impediu que a escola fosse inaugurada com pompa e circunstância. Na cerimónia, não faltaram alunos sentados bem direitos nas cadeiras e nem sequer faltou a placa, ao lado de outras mais antigas, que apontam o dia de hoje, 11 de setembro de 2012, como o da inauguração. Tudo por causa da presença de um membro do Governo, algo que há muito não se via em Alcoutim, para este tipo de cerimónia.

«De facto, é no mínimo estranho que na última meia dúzia de anos sucessivos Governos nunca tivessem disponibilidade para inaugurar obras em Alcoutim. Não foi apenas o caso particular desta escola. Acrescentaria também o Centro de Saúde, o quartel dos bombeiros, o pavilhão e as piscinas de Martim Longo», enumerou o presidente da autarquia alcouteneja.

Francisco Amaral explicou que a chamada de atenção que faz tem a ver não tanto com a importância que atribui ao ato em si, mas por uma questão de princípio, já que este é «um formalismo que é seguido por toda a gente».

«Não faz sentido que no litoral algarvio todas as obras sejam inauguradas por membros do Governo e no interior isso não aconteça. Não somos portugueses de segunda», disse.

Foi precisamente para lembrar que no interior também há escolas que o secretário de Estado da Educação e Administração Escolar João de Almeida esteve em Alcoutim.

«Agendámos esta deslocação – e agendámos propositadamente como primeira – ao interior do país, exatamente para dar um sinal de que todos os nossos recursos humanos são importantes. Temos de estimular a aprendizagem dos nossos jovens independentemente da sua localização no território nacional. Era importante dar um primeiro sinal numa zona interior do país», referiu o membro do Governo.

Um sinal bem acolhido pela comunidade local. Primeiro os pais e funcionários, na cerimónia oficial que decorreu no auditório da escola, e mais tarde os alunos, mostraram que levam a sério as visitas de Estado.

Da parte do secretário de Estado da Educação, ficaram palavras para os alunos sobre a importância do «conhecimento sustentável ao longo do tempo» e da dedicação ao estudo, o reconhecimento aos professores pelo trabalho que desenvolvem e ainda elogios à Câmara de Alcoutim, pela forma como tem sabido gerir e investir nesta área, ao longo dos anos e também no que agora começa.

Comentários

pub