ACRAL apoia internacionalização de empresas algarvias

O concurso para  a internacionalização no âmbito da qualificação de pequenas e médias empresas está já aberto, anunciou hoje a […]

O concurso para  a internacionalização no âmbito da qualificação de pequenas e médias empresas está já aberto, anunciou hoje a Associação de Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL).

Tendo em conta que a internacionalização pretende promover e reforçar a competitividade das PME, assegurando uma maior orientação dos produtos internos para a procura externa, as empresas selecionadas poderão integrar as Missões Empresariais beneficiando dos incentivos do QREN.

João Rosado, presidente da ACRAL, diz que, «atendendo ao momento crítico que o comércio atravessa, abrimos esta candidatura a empresas de produção, comércio e distribuição agro-alimentar, a empresas ligadas às indústrias criativas, audiovisuais e multimédia, e a empresas na área da construção e serviços».

O dirigente da ACRAL acrescentou que «estamos a apostar no setor agroalimentar, onde se encontram os produtos típicos da região como os frutos secos, a laranja, o medronho e os enchidos, por considerar que este é um setor estratégico para alavancar a economia da região bem como o nicho da gastronomia que é complementar ao segmento do Turismo o qual por sua vez é vital para os pequenos e médios empresários na área da restauração e similares».

Nesse sentido, a ACRAL considera a Direção Regional de Agricultura e Pescas, a Direção Regional de Economia e a Associação Turismo do Algarve «parceiros estratégicos deste processo, tendo inclusivamente já havido algumas reuniões entre a ACRAL e os diretores regionais onde também estiveram presentes alguns produtores e distribuidores do setor agroalimentar. Aproveito para deixar o meu agradecimento ao eng. Fernando Severino, diretor regional da agricultura, pelo empenho pessoal que nos têm prestado e por ter sido anfitrião de várias reuniões conjuntas».

Sobre o processo de internacionalização, João Rosado é da opinião que «a melhor exportação que fazemos é aquela que os nossos visitantes levam nas suas memórias paliativas e sensoriais e nesse sentido os nichos de gastronomia e natureza são fundamentais para economia regional. É nossa missão proteger e apoiar estes Nichos do Turismo na medida em que eles são vitais para a sobrevivência dos nossos associados».

Com vista a assegurar a divulgação mais ampla possível, a ACRAL está a contactar todos os municípios da região e Direções Regionais.

Numa primeira fase, a ACRAL está a apurar o valor da fileira regional e numa segunda fase, irá proceder à seleção das empresas candidatas.

Mais informações poderão ser obtidas contactando diretamente o Gabinete Técnico da ACRAL pelo telefone 289 887 130 ou visitando o site desta associação.

 

 

Comentários

pub