15 anos de Filosofia para Crianças no Colégio de Vilamoura com reflexos no desempenho académico dos alunos

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) estabeleceu há 15 anos a Filosofia para Crianças e Jovens, com reflexos no desempenho […]

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) estabeleceu há 15 anos a Filosofia para Crianças e Jovens, com reflexos no desempenho académico dos alunos.

O CIV tem-se afirmado, ao longo da sua história, como escola inovadora, de excelência na formação dos alunos e pioneira nos projetos pedagógicos em que se envolve.

Enquanto escola internacional, para além de ministrar dois currículos, o nacional e de Cambridge, concentrou-se num currículo de compreensão e no desenvolvimento das competências cognitivas e socio afetivas dos alunos.

Na década de 90 inicia as aulas de Filosofia para Crianças e Jovens, que hoje fazem parte da estrutura curricular desde o Jardim de Infância ao 9º ano. A aposta na formação das equipas pedagógicas traduziu-se na implementação de um projeto, à época, aplicado em mais de 30 países de cinco continentes que seguiam a “escola” Mathew Lipman.

Este investigador, na década de 70, desenvolveu a disciplina de Filosofia para Crianças, inspirado na sua experiência com alunos universitários em Nova Iorque, que o levou a concluir que o estímulo pela capacidade de se questionar era algo que deveria ser proporcionado muito antes da universidade.

O CIV, hoje, com reconhecimento nacional e grande prestígio internacional, encara a Filosofia para Crianças e Jovens como uma área estruturante do currículo da escola.

A formação inicial com a Sociedade Portuguesa de Filosofia e atualmente com Alice Santos, formada pela “escola” de Lipman e de Oscar Brenifier e autora de vários livros, foi decisiva na definição dos pilares do Projeto Educativo.

A capacidade de questionar o mundo, de conhecê-lo na sua diversidade e compreendê-lo nas suas nuances divergentes, de tomar decisões conscientes, de procurar soluções criativas para a resolução de problemas definem o perfil do aluno que faz reflexão filosófica, o que se traduz, naturalmente, nos seus resultados académicos.

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