“O sagrado e o quotidiano em Loulé medieval – a trilogia alimentar mediterrânica” é tema de conferência em Loulé

A investigadora Luísa Martins apresenta no próximo dia 15 de setembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência […]

A investigadora Luísa Martins apresenta no próximo dia 15 de setembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “O sagrado e o quotidiano em Loulé medieval – a trilogia alimentar mediterrânica”.

Como se alimentavam as populações do Concelho de Loulé nos séculos XIV, XV e XVI? Como conseguem, os historiadores, conhecer os hábitos alimentares das populações medievais? A trilogia alimentar mediterrânica – “pão, azeite e vinho” – já fazia parte da alimentação dos louletanos de antanho? Para estas e outras questões encontramos possíveis respostas que muitas vezes nos surpreendem. Para além de desvendarmos os hábitos alimentares das populações, verificamos ainda a capacidade de organização e de gestão concelhia para ultrapassar as crises cerealíferas e para proteger o desenvolvimento da agricultura.

Luísa Fernanda Guerreiro Martins é licenciada em História, pós-graduada em História Regional e Local e em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutora em História – Estudos da Presença Portuguesa em África. Em 1986 ingressa na Administração Pública como docente e formadora.

Em 1996 exerce funções técnico-pedagógicas e de investigação na Delegação Regional do Algarve do Ministério da Cultura, no Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga do Instituto de Investigação Científica Tropical, e na Câmara Municipal de Loulé, onde ingressa em 1999.

Foi responsável por diversos estudos sobre a presença portuguesa em África, bem como estudos de História Regional e Local.

Esta iniciativa tem entrada livre.

Comentários

pub