Volta a Portugal: Ricardo Mestre ainda mantém esperanças de ganhar

Ricardo Mestre, apesar de ontem, na Senhora da Graça, ter visto esfumar-se grande parte das suas pretensões a renovar a […]

Ricardo Mestre, apesar de ontem, na Senhora da Graça, ter visto esfumar-se grande parte das suas pretensões a renovar a vitória na Volta a Portugal, ainda mantém esperanças.

O ciclista obteve hoje a melhor posição entre os atletas da Carmim/Prio/Tavira, tendo terminado a 5ª etapa na 11ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

Mestre mostrou, ao longo da etapa que, apesar das mazelas provocadas pelas três quedas já sofridas, irá continuar a lutar: “sei que agora é mais difícil a tarefa de vencer a Volta, mas enquanto essa possibilidade estiver em aberto irei lutar” avança o trepador.

Na classificação geral o atleta encontra-se em 16ª posição, a 1 minuto e 47 segundos do camisola amarela.

Esta foi uma etapa com bastantes movimentações no pelotão durante toda a corrida, até porque o percurso fazia prever isso mesmo. O perfil foi de dificuldade média/alta com quatro prémios de montanha, dois dos quais de segunda categoria.

Depois de várias escaramuças na frente da corrida na luta pelo melhor lugar, a vitória pertenceu a Sérgio Ribeiro (Efapel/Glassdrive).

Antes disso, e mais uma vez a Carmim/Prio/Tavira viu-se envolvida numa queda, desta vez foi Nelson Vitorino, que a dois quilómetros da chegada foi apanhado na queda coletiva que envolveu alguns elementos do pelotão.

A etapa de hoje, 176,9 quilómetros a ligar Armamar a Oliveira de Azeméis, voltou assim a ser ganha por um português – Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive) – mas Hugo Sabido (LA-Antarte) manteve a camisola amarela.

Na ponta final, Sérgio Ribeiro aproveitou a suave inclinação dos últimos 500 metros e bateu o sul-africano Reinardt Van Rensburg (MTN-Qhubeka), primeiro líder da prova, por dois segundos, enquanto Hugo Sabido (LA-Antarte), atual comandante, foi 3º, a três segundos.

Atrás do camisola amarela terminou o espanhol David Blanco (Efapel-Glassdrive), quatro vezes vencedor da Volta, com mais quatro segundos do que Sérgio Ribeiro.

O vencedor da etapa de hoje gastou 4:37.40 horas para cumprir a tirada, a uma média de 38 km/hora, e deu o terceiro triunfo seguido à equipa Efapel/Glassdrive.

 

Aveiro e Viseu recebem 6ª etapa

 

Terça-feira promete ser um dia calmo, sem dificuldades de maior para o pelotão, já em véspera de descanso. A viagem começa em Aveiro e termina 184,1 quilómetros depois em Viseu. Pelo caminho os corredores vão encontrar apenas um prémio de montanha de terceira categoria.

Comentários

pub