Vila do Bispo organiza o I Festival do Perceve

Perceves, mas também outros petiscos locais como lapas, burgaus, mexilhões e moreia frita, são as atrações principais do I Festival […]

Perceves, mas também outros petiscos locais como lapas, burgaus, mexilhões e moreia frita, são as atrações principais do I Festival do Perceve, que vai decorrer em Vila do Bispo, no Pavilhão da Escola E.B.2,3 de S. Vicente, entre 31 de agosto e 2 de setembro.

Organizada pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve.

Nestes três dias de festa, além das iguarias da cozinha vila-bispense, o Festival contará ainda com animação musical, entre outras atividades, nomeadamente o 3º Endurocross do Infante.

Os perceves são abundantes na Costa Vicentina, mas nem sempre fáceis de apanhar, devido aos locais de difícil acesso onde se encontram. Os marisqueiros descem as falésias para os apanhar, o que é extremamente perigoso dada a inclinação das mesmas.

Às vezes a sua vida depende do companheiro que fica em cima, junto à corda de segurança, para apanhar perceves nas rochas, expondo assim as suas vidas a perigos constantes. É considerado como um dos mariscos mais seguros, em termos de qualidade e conservação.

Os perceves (Pollicipes pollicipes), da família dos crustáceos, são um marisco de grande importância na economia e gastronomia local. Muitos marisqueiros dedicam-se à apanha e comercialização profissional deste marisco.

«Sendo uma atividade ancestral de enorme relevância é necessário preservar e procurar formas sustentáveis de manter um recurso natural do qual muitas famílias do concelho dependem», salienta a Câmara de Vila do Bispo.

 

Programa:

31 de agosto (sexta-feira)

18h00 – Abertura do recinto

Serviço de refeições (perceves, lapas, burgaus, mexilhões e moreia)

21h00 – Espetáculos musicais: Tokamaki

23h00- Acordeonista: Marco Filipe

 

01 de setembro (sábado)

12h00 Abertura do recinto

Serviço de refeições (perceves, lapas, burgaus, mexilhões e moreia)

13h00 – 3º Endurocross do Infante – junto ao Mercado Municipal

Org: Paintball Clube de Vila do Bispo

21h00 Espetáculo musical: Vítor Sérgio e Malta Fixe

 

02 de setembro (domingo)

12h00- Abertura do recinto

Serviço de refeições (perceves, lapas, burgaus, mexilhões e moreia)

18h00 – Espetáculo musical: João Paulo Cavaco

Comentários

pub